- 2 ou 3 cebolas roxas (vermelhas)
- azeite q.b.
- sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
- 2 mãos cheias de passas
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 colher de sopa de ketchup
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- 44cl de cerveja preta
- 1,5 a 2kg de borrego em pedaços
- 6 hastes de alecrim (só as folhas)
- 1l de caldo de galinha
- 1 ramo de hortelã fresca
Descasque e pique finamente as cebolas, leve-as ao lume num tacho grande e largo com azeite e deixe-as caramelizar um pouco em lume médio, sem parar de mexer. Junte as passas, o mel, depois o ketchup, o molho inglês e a cerveja. Envolva bem e deixe reduzir um pouco em lume baixo.
Aqueça um fio de azeite numa frigideira larga anti-aderente e sele os pedaços de borrego. Assim que tiverem ganho um pouco de cor em todos os lados, junte as folhas de alecrim finamente picadas e envolva tudo, mexendo bem e sem deixar queimar. Retire os pedaços de borrego para o tacho com a cerveja ao lume, acrescentando também a gordura que ficou na frigideira com o alecrim. Junte o caldo (eu fiz a partir de um cubo de caldo natural que dissolvi num litro de água a ferver), tape o tacho e deixe cozinhar lentamente em lume brando durante cerca de 3 horas, até a carne estar bem tenra, quase a desfazer-se. A meio da cozedura, vire os pedaços de borrego para que cozinhem por igual.
Quando estiver pronto, coloque-o numa travessa de servir polvilhado com algumas folhas de hortelã e acompanhe com o seguinte molho:
– Num almofariz, coloque um bom molho de folhas de hortelã e pise-as com um pouco de azeite e uma pitada pequena de sal.