Típicas das Beiras interiores, Alta e Baixa, onde não havia arrozais, as papas de carolo são papas doces de milho e imitam, quer na feitura, quer no resultado final, o arroz doce que se fazia, no litoral, com o arroz dos campos do Baixo Mondego.
(para 6-8 pessoas):
- 150g de carolo de milho
- 1l de água
- casca de 1 limão
- 750ml de leite
- 150-200g de açúcar
- 1 pitada de sal
- Leve ao lume a água com o carolo e a pitada de sal. Não se preocupe com a desproporção aparente entre a água e o carolo; é mesmo assim.
- Logo que ferver, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar por cerca de 40m, mexendo amiúde para não deixar pegar, ou até ver que o carolo já está espesso e as bolhas rebentam, pesadamente, à superfície.
- Junte então o leite e a casca de limão, baixe o lume assim que retomar fervura e deixe cozer mais cerca de 20m, agora mexendo muitas vezes pois tem muita tendência para pegar, ao fim dos quais as papas estão de novo grossas e o carolo está cozido.
- Retire a casca de limão e junte o açúcar, leve de novo ao lume, agora por breves minutos, e vaze para a travessa de servir.
- Depois de frio, ou pelo menos morno, decore com canela em pó.
- Nota: Os carolos mais grossos são por vezes difíceis de encontrar à venda, mas pode adquiri-los com toda a facilidade nas lojas que vendem produtos para a cozinha africana.
OU
- 1 chávena de carolo ou sêmola de milho (amarelo ou branco)
- 3 chávenas de água
- 1 pitada de Sal
- 1 casca de laranja
- 1 litro de leite (pode ser leite de soja ou de arroz)
- 1 chávena de açúcar amarelo, mal cheia
- Canela
- Demolha-se o carolo numa taça com bastante água fria, para limpar algum farelo.
- Numa panela ponha as 3 chávenas de água ao lume, temperada com uma pitada de sal e a casca da laranja.
- Quando a água levantar fervura, introduza o carolo escorrido e deixe cozer cerca de 20 minutos a 30 minutos.
- Vá mexendo de vez em quando no início e quando começar a engrossar mexa continuamente, para não agarrar nem ganhar crosta.
- Comece então a juntar o leite em fio, e mexendo sempre, deixe cozinhar mais 20 minutos, no final deste tempo as papas devem estar de novo grossas, é por isso a altura de juntar o açúcar.
- Deixe cozinhar por mais dois minutos e retire do fogão. Esta sobremesa é como o arroz doce, tem o seu ponto certo para ficar cremoso e não demasiado espesso.
- Sirva numa travessa ou em taças individuais.
- Depois de frio decore com canela.