O caldo de cascas é o nome dado a uma sopa tradicional transmonatana, cuja designação provém do feijão-verde seco ao sol, regionalmente denominado cascas ou casulas. O regime alimentar típico dos transmontanos inclui pratos consistentes, com sabor e aroma fortes, capazes de retemperar forças para os trabalhos nos campos. Esta sopa (que na região se designa caldo) foi também uma forma de enfrentar o frio rigoroso do inverno, sendo tradicionalmente confecionada nessa época do ano.
Na sua confeção entram produtos regionais como a carne fumada (linguiça, salpicão, chouriço ou presunto), temperados com sal e azeite, adicionando-se por fim as batatas e as cascas.
- ½ kg de batatas
- ½ kg de cascas
- 1 cebola
- 1 chouriço
- azeite e sal q.b.
De véspera, ponha as cascas de molho em água fria, devendo estas permanecer na água durante 7 horas, no mínimo. Refogue a cebola picada em azeite. Junte as cascas, bem demolhadas e partidas, e o chouriço cortado às rodelas. Deixe cozer e junte as batatas cortadas em pedacinhos. Deixe mais um pouco ao lume para cozer as batatas.
Quando todos os ingredientes estiverem bem cozidos, retire do lume e tempere com azeite cru. Por fim, esmague as batatas e envolva todo o caldo. Sirva a sopa bem quente nas malgas tradicionais.