- 1 pato com cerca de 2,5 kg
- 3 chávenas de arroz carolino
- 1 chouriço
- 1 pedaço de bacon com cerca de 200 g
- 2 cenouras
- 1 alho francês
- 1 cebola
- 1 laranja
- Molho inglês q.b.
- 300 ml de vinho tinto
- 3 cravinhos
- sal e pimenta q.b.
- Queijo parmesão q.b.
- Tempere o pato com sal e pimenta e coloque-o num tabuleiro com grelha – para que o pato ao assar deixe escorrer a gordura.
- Leve depois a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 2 horas.
- Quando o pato estiver assado, retire-o do forno e deixe-o arrefecer um pouco antes de o desfiar, reservando não só a carne, mas também (e à parte) os ossos e as peles.
- Coloque depois uma panela grande ao lume e coloque um pouco da gordura que o pato largou durante a assadura – cerca de 3 colheres de sopa.
- Acrescente a cebola em meias luas, o alho francês e a cenoura em rodelas e deixe refogar um pouco até a cebola começar a murchar.
- Acrescente depois as peles e os ossos do pato assado e deixe suar mais um pouco. Junte depois o vinho e deixe levantar fervura.
- Acrescente o sumo de laranja, o molho inglês a gosto, o chouriço e o bacon inteiros, o cravinho e acrescente de água (tem de ser suficiente para as 3 chávenas de arroz).
- Tempere de sal e pimenta e deixe ferver em lume brando até caldo estar apurado, e o sabor a vinho completamente evaporado. Vá provando, retificando os temperos e acrescente água se necessário.
- Depois do caldo pronto, retire o chouriço, o bacon e as rodelas de cenoura e reserve. Coe o restante caldo e meça-o, de modo a obter 6 chávenas (se não tiver 6 chávenas acrescente um pouco de água a ferver).
- Coloque depois as 6 chávenas de arroz num tacho e deixe levantar fervura. Acrescente o arroz e deixe cozinhar em lume brando até o arroz ter absorvido toda a água. Desligue.
- Num pirex ou tabuleiro de forno grande (no meu caso fez 2 tabuleiros grandes) coloque metade do arroz, cubra-o com o pato desfiado e termine com o restante arroz.
- Por cima disponha o chouriço e o bacon previamente cortado em pedaços, assim como as rodelas de cenoura.
- Rale parmesão por cima do arroz, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique dourado e chocante.
- Sirva com uma salada.
- (Se for para preparar de véspera, deixe a parte de alourar no forno – e aquecer – apenas para a altura em que o for servir. E o arroz congela muito bem depois de pronto, ficando com uma refeição feita para uma emergência!)