- 200g de farinha
- 200g de manteiga à temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 gema de ovo
- 2 gemas
- 1 limão (sumo e raspas)
- 2dl de leite
- 1/2 cup de açúcar
- 3 colheres de sopa de Maizena (dissolvida em 1/2 chávena de água)
- 5 claras de ovo
- 5 colheres de açúcar em pó
- Se optarem por fazer a massa em casa, começam por fazê-la! Basta juntar todos os ingredientes numa tigela e misturar tudo!
- Eu prefiro fazer isto com as mãos pois consigo mais facilmente perceber quando está tudo combinado. Quando obtiverem uma mistura homogénea, basta fazer uma bola com a massa, embrulhar em papel celofane e guardar no frigorífico durante 1 hora.
- Após esta hora, estender a massa e colocar numa forma previamente untada e com uma folha de papel vegetal para não pegar.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 minutos.
- Para o recheio, basta num tacho juntar todos os ingredientes, levar a lume brando e mexer sempre com uma vara até começar a engrossar e a ferver.
- Se por acaso gostarem de um sabor muito forte e intenso a limão, podem juntar o sumo de mais meio limão a esta mistura.
- Para o merengue, basta bater as claras juntamente com o açúcar até ficarem bem firmes.
- Depois, é só montar a tarte – após os 15 minutos no forno, coloquem o recheio de limão cobre a massa e depois o merengue.
- Podem colocar o merengue com um saco de pasteleiro para ficar mais bonito ou podem colocar com um salazar (como eu fiz) para um ar mais rústico.
- Levar ao forno durante mais 10/15 minutos, até o merengue ficar dourado e voilá, têm esta delicia pronta a ser devorada!