A cataplana é um peculiar e singular utensílio português, muito característico da zona sul de Portugal, sendo que para encontrarmos as suas raízes somos quase obrigados a investigar toda a história referente à ocupação por parte dos Árabes.
Uma boa dose de investigação permite levar-nos a um utensílio denominado de “Tajine” marroquina, que embora tradicionalmente feita em barro, utiliza na confecção dos alimentos o mesmo tipo de cozedura hermética a vapor que se veio a usar posteriormente também na cataplana, além de os pratos nela confeccionados serem cozinhados lentamente e a temperaturas baixas tal como na cataplana.
A cataplana trata-se basicamente de duas meias panelas côncavas, unidas por uma dobradiça e com dois fechos laterais, cuja forma se assemelha a uma ameijoa, possibilitando assim uma cozedura hermética das iguarias, tornando-se no fundo, precursora da actual panela de pressão e fazendo desta de facto uma verdadeira panela de pressão primitiva.
O processo de cozedura utilizado na cataplana impede a perda dos aromas dos alimentos, garantindo um pleno e excelente sabor. Além disso, a cozedura na cataplana é mais saudável, pois permite reduzir calorias e gordura na confecção das suas receitas. A típica cataplana em cobre (estanhada no interior), como é o caso da nossa, distribui o calor de forma mais uniforme e eficiente, poupando-se desta forma no tempo de confecção e consequentemente na energia utilizada.
Veja a receita:
- 2 Pimentos Vermelho/Verde
- 12 Amêijoas
- 2 Cebolas Grandes
- 2 Lombos de bacalhau Demolhado
- 4 Tomates
- 3 Batatas Brancas
- 1 Cálice de vinho branco
- Gengibre q.b
- 2 Malaguetas
- Sal q.b
- Azeite q.b
- Comece por picar os alhos e o gengibre.
- De seguida lamine as cebolas em rodelas finas, tal como o pimento e as batatas.
- Descasque os tomates e retire todas as sementes.
- Após isto aqueça o azeite na cataplana e loure o Bacalhau. Reserve.
- De seguida junte o gengibre, os alhos, as cebolas, os pimentos, um ramo de salsa e os tomates.
- Quando a cataplana estiver bem quente adicione o vinho.
- De seguida junte as ameijoas, as batatas e as malaguetas inteiras. Adicione agua para cobrir.
- Tape a cataplana e deixe cozinhar.
- A meio da cozedura adicione o bacalhau e deixe acabar de apurar.