- 2 postas de bacalhau
- 1 colher de café de farinha de trigo
- 2 ou 3 fatias de pão branco
- 3 ou 4 gemas de ovos
- 1 raminho de salsa picada
- 1 cebola grande
- 2 colheres de sopa de queijo ralado
- leite q.b.
- óleo q.b.
- sumo de limão q.b.
- pimenta em pó q.b.
- azeite e banha q.b.
- pão ralado q.b.
Põe-se o bacalhau a demolhar de um dia para o outro. no dia seguinte, coze-se o bacalhau e passa-se pela máquina de picar (reserve a água).
Tiram-se as côdeas às fatias de pão e escaldam-se com leite a ferver o suficiente para ficarem embebidas, depois escorrem-se e amassam-se com o bacalhau moído.
Tempere tudo com o queijo ralado, salsa picada, um pouco de pimenta em pó, sumo de limão 1 ou 2 gemas conforme a consistência que a massa tiver.
Tendem-se pequenas almôndegas que se vão enrolando em pão ralado posto numa tigela (não se passam por ovo).
Depois de todas preparadas fritam-se em óleo, leva-se ao lume um tacho com um pouco de banha e azeite, a cebola bem picada para refogar.
Quando a cebola estiver translúcida deita-se um pouco de água onde cozeu o bacalhau (água suficiente para fazer o molho).
Deixa-se levantar fervura, junta-se a farinha diluída num pouco do molho, e de seguida põe-se as almôndegas para ferver neste molho um pouco, tendo o cuidado de as não deixar espapaçar.
Liga-se depois o molho com as gemas batidas com o sumo do limão mexendo sempre para não talharem (convém retirar as almôndegas do tacho ao ligar as gemas).
Põe-se as almôndegas num prato de serviço e regue com o molho. decore com salsa picada e azeitonas.
Acompanhe com puré de batata.