Para 4 pessoas
- 750 g de salsichas frescas
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- Farinha qb
- Azeite qb
- Molho de tomate *
- 1 raminho de salsa ou coentros
- Arroz branco, puré de batata, esparguete ou cuscuz para servir
Num tacho grande, deite um fundo de azeite e leve a alourar a cebola picada e os alhos igualmente picados. Coloque um pouco de farinha num prato fundo ou taça larga.
Com uma faca, faça uma incisão ao longo do comprimento das salsichas e retire a pele. Com as mãos húmidas, retire pedaços de carne e faça bolinhas. Passe as bolinhas pela farinha e vá colocando no tacho, assim que a cebola e o alho tiverem amolecido e começado a dourar.
Vá descolando as bolinhas do fundo do tacho, com cuidado para não se desfazerem, de forma a que todas fiquem ligeiramente coradas e ‘seladas’, uns 10/15 minutos. Junte o molho de tomate e deixe cozinhar em lume brando mais 20/25 minutos, acrescentando água e rectificando os temperos se for necessário. Mexa de vez em quando, para evitar que as almôndegas colem ao fundo do tacho e fiquem queimadas.
Sirva com cuscuz simples, puré de batata ou arroz branco.
* Molho de tomate
- 3 tomates grandes e maduros (ou 1 lata de tomate pelado)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1/2 pimento vermelho (fresco ou de conserva)
- 1 cenoura média
- 1 folha de louro
- Vinho branco qb
- Azeite
- Sal e pimenta preta acabada de moer
Levar ao lume o azeite, a cebola, o alho e o louro. Quando a cebola estiver translúcida e a querer dourar, juntar a cenoura e o pimento partido em cubinhos e o tomate sem pele, temperar de sal e deixar cozinhar alguns minutos.
Juntar um pouco de vinho branco e deixar cozinhar mais uns 10 minutos.
Retirar o louro e retificar os temperos juntando um pouco de pimenta preta acabada de moer. Triturar e usar ou guardar em frascos para utilizar mais tarde.