- 750 g de camarão médio
- 1 kg de amêijoas
- 1 kg de mexilhão
- 350 g de arroz coralino
- 350 g de tomate maduro
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 1 pimento verde
- 1.5 dl de azeite
- ramo de coentros
- 1 malagueta
- Sal e pimenta
- Raspe as conchas dos mexilhões com uma escova, elimine as barbas, ponha-os numa caçarola (a seco), tape e deixe-os sobre lume forte até abrirem.
- Rejeite os que se mantiverem fechados. Extraia o miolo, deixando alguns nas cascas. Coe a água que libertaram para uma tigela e reserve.
- Ponha as amêijoas de molho em água para eliminarem a areia. Poderá ter de mudar a água algumas vezes até ficarem limpas.
- Coloque-as numa caçarola (também a seco), tape e deixe-as abrir sobre lume forte.
- Descarte as que se mantiverem fechadas. Retire o miolo, deixando algumas nas conchas. Coe a água libertada para uma tigela e reserve.
- Coza os camarões em água a ferver com sal durante 4 minutos. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os em água gelada.
- Descasque-os, retire as cabeças (reserve alguns inteiros), esmague-as grosseiramente num almofariz e junte-as à água de cozer os camarões.
- Deixe 5 minutos ao lume e apague. Coe o cáldo para uma tigela, passando-o por um pano, e reserve. Num tacho, aqueça o azeite e aloure a cebola e os alhos picados.
- Junte o tomate, pelado, sem sementes e esmagado, o pimento em tirinhas, a malagueta, sal e pimenta, mexa e cozinhe durante 20 minutos.
- Junte todos os caldos e acrescente água até obter 1, 251 de líquido. Verta-o sobre o refogado, deixe levantar fervura e adicione o arroz.
- Mexa, retifique os temperos e deixe cozer durante 20 minutos. Se necessário, adicione água quente para ficar malandrinho.
- No fim, acrescente todo o marisco e os coentros picados, apague o lume e sirva.
Fonte: Colecção As Melhores Receitas de Portugal (Correio da Manhã)