Uma receita simples e agradável de preparar este arroz de bacalhau, rende sempre algumas porções a mais e fica bastante económico.
Um prato tradicional da nossa gastronomia, não fosse o bacalhau um dos peixes mais consumido no nosso país. Com ele podemos preparar imensas receitas e quando se trata de refeições familiares o bacalhau marca sempre a sua presença.
Poderia ter optado por confecioná-lo apenas com tomate, mas adicionei o pimento que lhe confere um sabor único e delicioso. Escaldei as postas de bacalhau, apenas lhe dei um “entalão”, aproveitando assim o caldo para fazer o arroz.
- 1-2 lombos de bacalhau demolhado
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- azeite q.b.
- 1 molho de coentros
- 3 tomates sem sementes
- 1 pimento vermelho
- pimenta q.b.
- açafrão q.b.
- 1 ½ chávena almoçadeira de arroz carolino
Dê uma fervura ao bacalhau, apenas 2-3 minutos. Reserve o caldo. Deixe arrefecer, tire a pele e as espinhas ao bacalhau e faça-o em lascas.
Num tacho, faça um refogado com um fio de azeite, a cebola e o alho picados. Deixe alourar um pouco. Adicione o bacalhau e envolva. Acrescente os coentros picados grosseiramente, os tomates e o pimento cortados em quadrados. Tempere com pimenta, uma pitada de açafrão, tape o tacho e deixe cozinhar um pouco. Adicione o caldo reservado (o dobro do volume do arroz). Retifique os temperos.
Deixe levantar fervura. Adicione o arroz, mexa e deixe cozer cerca de 10-15 minutos em lume brando e com o tacho tapado. Se desejar o arroz mais malandrinho acrescente mais um pouco do caldo.
Sirva o arroz com coentros picados.