É uma das receitas típicas de Almeida, digno de uma região onde a caça é abundante. O segredo está em saber o ponto certo do arroz…
- 1 lebre
- 300 gr de arroz
- 100 gr de toucinho fumado
- 1 cebola grande
- 1 cabeça de alhos
- 3 cravos-da-india
- 2 folhas de louro
- 6 dl de vinho tinto
- 0,5 dl de azeite
- sal e pimenta
- De véspera, corte a lebre em pedaços de tamanho médio (aproveite também a cabeça, para quem a apreciar), ponha-a num recipiente e tempere-a com os alhos picados grosseiramente, as folhas de louro partidas, os cravos-da-índia, 5 dl de vinho tinto, sal e pimenta.
- Envolva os ingredientes e deixe marinar, de um dia para o outro no frigorífico, tapando o recipiente.
- No dia seguinte, num tacho grande, refogue as cebolas picadas no azeite. Quando começarem a alourar, introduza o toucinho fumado, cortado em cubinhos, e mantenha ao lume até ficar estaladiço.
- Adicione, então, o restante vinho, espere que levante fervura e acrescente a lebre e a marinada. Mexa, para envolver os ingredientes, e, depois de levantar fervura, deixe cozer em lume brando durante 30 minutos.
- Se necessário, acrescente um pouco de água ou de vinho.
- Sem retirar a lebre do tacho, adicione 9 dl de água quente e o arroz e, quando levantar fervura, deixe cozer durante 15 a 20 minutos. Retifique o sal.
- Este arroz deve ficar malandrinho, por isso, se verificar que está a perder demasiado liquido, acrescente mais água quente.
- Sirva de imediato, com uma salada de alface.
- Dica: Para uma lebre ainda mais aromática, acrescente um ou dois ramos de carqueja à marinada.
Fonte: Coleção, As Melhores Receitas de Portugal (Correio da Manhã)