Petisco tipicamente algarvio, o arroz de lingueirão é tão saboroso que pode ser considerado uma iguaria. É de fácil preparação e medianamente económico sendo o resultado final muito prazenteiro.
- 1 Kg de lingueirões bastante frescos (vivos)
- 1 cebola
- 0,5 dl de azeite
- 1 dente de alho
- 1 folha de loureiro
- 2 tomates maduros
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1/3 de um pimento verde
- 5 chávenas de água
- 2 chávenas de arroz carolino
- Coentros picados
- Sal a gosto.
- Passar por várias águas os lingueirões e levá-los ao lume, sem qualquer líquido, numa panela tapada. Deixar ao lume cerca de 8 minutos ou até os lingueirões abrirem.
- Deixar arrefecer, retirar os moluscos das conchas e parti-los em 2. Coar o líquido e reservar.
- Picar a cebola e levá-la a alourar ao lume, juntamente com o azeite, o dente de alho e a folha de loureiro.
- Juntar o tomate partido em pedacinhos pequenos, bem coo a polpa de tomate. Tapar a panela e deixar suar cerca de 10 minutos.
- Juntar nesta altura o pimento cortado em pedacinhos pequeninos, deixar fervilhar um pouco e juntar o líquido expelido pelos lingueirões.
- Juntar de seguida a água e deixar levantar fervura. Quando isso acontecer, juntar o arroz, mexer e deixar ferver em lume alto durante 3 minutos.
- Temperar com sal, baixar o lume, mexer novamente e tapar o tacho.
- Ao fim de 8 minutos, juntar os lingueirões e os coentros. Juntar mais um pouquinho de água fria (cerca de 1/3 de uma chávena) e tapar novamente.
- Deixar cozer por mais 5 minutos e o arroz está pronto.
- Servir de imediato.
- Notas finais – reitero o conselho de juntar os lingueirões, somente, quase no final da cozedura do arroz pois se aqueles cozerem demais, ficam rijos a parecerem borrachinhas.