Ao contrário do arroz doce tradicional, o arroz doce indiano é cozinhado numa caçarola em lume brando e não no forno. Esta receita de arroz doce é também muito mais doce e saborosa. O arroz doce é sinónimo de festa e de ocasiões especiais, mas é também um bom miminho para o lanche dos mais novos. É uma boa sobremesa para acompanhar massa salteada com legumes ou fricassé de legumes.
- 75 g de arroz basmati
- 1,2 l de leite
- 8 colheres de sopa de açúcar
- folha de prata
- pistácios picados para decorar
- Enxague o arroz e coloque-o numa grande panela. Junte 600 ml do leite e deixe ferver em lume muito brando.
- Coza, mexendo ocasionalmente, até o leite ser completamente absorvido pelo arroz.
- Retire a panela do lume. Esmague o arroz, fazendo movimentos rápidos e circulares na panela durante pelo menos 5 minutos e até desaparecerem todos os grumos.
- Junte gradualmente o restante leite. Deixe ferver em lume brando, mexendo ocasionalmente.
- Adicione o açúcar e continue a cozinhar, mexendo sempre, durante 7-10 minutos até a mistura ficar com uma consistência bastante espessa.
- Transfira o arroz doce indiano para uma taça de servir. Decore com folha de prata ou pistácios picados e sirva sozinho ou com pooris.
- Nota: Varq é folha de prata comestível, sendo usada para decorar pratos elaborados preparados para ocasiões especiais e festejos na índia. Trata-se de prata pura batida até ficar muito fina. Vende-se dentro de papel vegetal, que se retira quando se coloca a folha de prata sobre o alimento confecionado.