Receita para 4 pessoas
- 4 postas de bacalhau
- 1 kg de batatas
- 2 cebolas grandes
- azeite, 4 dentes de alho, 2 folhas de louro
- água de cozer o bacalhau, leite magro, farinha e manteiga para o bechamel
- sal, pimenta, noz moscada qb
- 3 dl de natas de soja
- 2 claras de ovo
- 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
- 2 colheres de sopa de mozarella light ralada
- Cozo o bacalhau e depois lasco-o, retirando todas as espinhas e peles. Corto as batatas em fios com o cortador de saladas, fica com o aspeto que podem ver na foto.
- Se preferirem sentir a batata mais inteira, façam palitos finos cortados à mão, que ficaram sempre mais grossos do que cortados na máquina. Mas eu gosto de fazer estes fios mais finos que, depois de cozinhados, ficam macios e misturam-se de forma muito homogénea com o bacalhau.
- Cozinho os fios de batata salteando-os em azeite numa frigideira. Tempero com sal e pimenta. Depois de estarem macios, retiro e reservo.
- Na mesma frigideira coloco o azeite e a cebola em rodelas finas com os alhos esmagados e picados e as folhas de louro.
- Deixo refogar um pouco, fazendo uma cebolada e depois junto o bacalhau desfiado e envolvo tudo. Deixo cozinhar mais um pouco. No fim, não esquecer de retirar as folhas de louro.
- Misturo o bacalhau com as batatas.
- Entretanto faço o bechamel misturando a farinha e a manteiga. Vou, então, juntando o leite até obter a quantidade e consistência de molho pretendidas.
- Tempero com sal, pimenta e noz moscada ralada. Junto também as natas ao molho, deixando-o ficar cremoso.
- Por fim, bato duas claras de ovo em castelo e junto a este molho, que vai ficar muito fofo.
- Envolvo tudo na mistura de bacalhau, batata e cebola e levo ao forno a gratinar, polvilhando previamente com mozarella light ralada.
- Sirvam com uma salada verde.