- 2 postas de bacalhau altas
- 1 baguete grande ou fatias de pão saloio com 2 a 3 dias
- 0,5 lt leite
- 2 c. sopa de amido de milho
- sal , pimenta e noz moscada q.b.
- coentros frescos
- 100 g queijo mozzarella ralado
- 1 alho francês
- 1 cebola
- 2 c. sopa azeite
Comece por cozer o bacalhau em água temperada com uma pitada de sal, caso o bacalhau não esteja salgado. Depois de cozido deixe arrefecer um pouco e desfie-o limpando-o de peles e espinhas. Reserve a água onde cozeu o bacalhau.
Num tacho aqueça um fio de azeite (cerca de 2 c. sopa ) e quando estiver quente incorpore a cebola às rodelas finas. deixe cozinhar em lume brando até a cebola amolecer. De seguida junte o alho francês às rodelas, cozinhe uns 2 minutos e junte então o bacalhau desfiado. Tempere de sal ( se necessário ) e um pouco de pimenta e deixe cozinhar em lume brando uns 3 minutos.
Prepare o molho. Num tacho coloque o leite e cerca de 200 ml da água de cozer o bacalhau (devidamente coada). Junte a farinha e mexa bem. Tempere com uma pitada de sal e noz moscada. Leve a lume brando mexendo sempre até começar a engrossar. Deixe o molho espessar mas não em demasia.
Num tabuleiro de forno coloque uma camada do molho que fez. Cubra com fatias de pão e coloque por cima o preparado do bacalhau. salpique com coentros frescos cortados finamente.
Por cima cubra novamente com as fatias de pão e finalize com o restante molho. Polvilhe com o queijo ralado e leve a forno pré-aquecido (5 minutos antes) a 220º (forno tradicional) durante cerca de 35 minutos ou até a superfície estar dourada.
Retire do forno e sirva de imediato com salada.