- 50 malaguetas
- 1 cabeça grande de alhos
- 20 cravos
- 1 colher das de chá de pimenta em grão
- 1 bocado de 5cm de açafrão- das-índias
- 1 colher das de chá de cominhos
- 1 colher das de chá de canela
- 2 colheres das de sopa de tamarindo
- 1 colher das de sopa de açúcar
- 1 bocado de 5cm de gengibre (moer este tempero muito fino)
- 3kg de carne
- 750g de cebola
- 1 chávena de balchão
- 1 colher das de sopa de vinagre, ou mais, a gosto
- Cortar a carne em cubos e deixar em sal uma meia hora.
- Aquecer bem uma frigideira e tostar nela a carne.
- Na gordura libertada pela carne e que ficou na frigideira, frita-se a cebola até aloirar. retira-se a cebola e frita-se em seguida o tempero, retira-se e frita-se no fim o balchão.
- Deitam-se os temperos, a carne, a cebola e o balchão num tacho com água, sal q.b., vinagre q.b e mais água, se necessário.
- Cozer até a carne ficar tenra. Abrir o tacho e reduzir o molho. Rectificar o sal e vinagre.
- Fica melhor se se comer no dia seguinte.
- Nota: O Balchão é um preparado essencial na cozinha goesa. É utilizado na preparação de balchão de porco e balchão de peixe. Bem feito, dura meses.
- Ingredientes: 500g de gaunbo (camarão muito pequeno); 250g de sal; 250 de sal; 250 de alhos;; 2 colheres das de sopa de pó de açafrão-das-índias; 1 colher das de chá de pimenta; 15 a 20 malaguetas; 4 a 5 folhas de limoeiro;; 1 litro de aguardente de palmeira.
- Lava-se muito bem o Gaunbo, ata-se num pano e deixa-se escorrer. Depois mói-se com sal, alhos, açafrão-das índias e mistura-se metade da aguardente. Mete-se esta mistura num alguidar, adicionam-se as malaguetas partidas aos bocados, folhas de limoeiro e a restante aguardente. Havendo necessidade junta-se mais aguardente, pois não deve ficar seco nem muito ralo. Reserva-se em garrafas bem fechadas e fica a curtir pelo menos durante duas semanas.