Base
- 225g manteiga sem sal, à temperatura ambiente
- 100g açúcar branco
- 1 colher chá de extracto de baunilha
- 1 pitada de sal
- 350g farinha de trigo
Recheio
- 55g manteiga sem sal, à temperatura ambiente
- ¼ medida de açúcar mascavado (bem apertado no copo medidor)
- 1 colher sopa de glucose de milho
- 1 lata de leite condensado
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma rectangular (32x22cm) e forre com papel de alumínio, deixando umas sobras de lado, para mais tarde içar (pode também usar uma forma de fundo móvel). Unte o papel com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Com a batedeira, bata bem a manteiga com o açúcar, a baunilha e o sal, até obter uma mistura cremosa. Acrescente então 315g da farinha e misture. Divida a massa: ¾ para um lado, ¼ para outro. Coloque os ¾ na forma pré-preparada e pressione bem com os dedos, para forrar o fundo numa camada uniforme. Guarde no frigorífico.
Ao ¼ restante, acrescente o resto da farinha (35g) e misture com um garfo, para formar uma farinha grossa, com pedaços de diferentes tamanhos. Pode apertar com as mãos, para ajudar. Guarde no frigorífico.
Numa panela média, misture a manteiga, o açúcar mascavado, a glucose e o leite condensado. Leve a fogo médio-alto e mexa sempre, até que o creme engrosse e se comece a soltar das paredes da panela. Deite este preparado sobre a base e polvilhe com as migalhas também já preparadas.
Leve ao forno até que esteja dourado e o caramelo não esteja líquido (a receita recomenda 25-30 minutos, mas tal como a Patrícia, eu também precisei de cerca de 40). Deixe arrefecer completamente na forma.
Quando estiver frio, corte em barrinhas e sirva.