- 100 gr de palitos de La Reine
- 1 lata grande de polpa de manga
- 1 manga
- Sumo de limão ou lima qb
- 80 gr de açúcar
- 2 iogurtes gregos de manga
- 4 claras de ovo
- 10 folhas de gelatina
- 1 pacote de gelatina em pó com sabor a manga
- Hortelã para decorar
- um pacote de natas frescas para bater,
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 6 folhas de hortelã menta
- Coloque as folhas de gelatina numa tigela com água fria para amolecerem e hidratarem. Num tachinho aqueça um pouco da polpa de manga (umas 5 colheres).
- Assim que estiver a ferver, retire do lume e deite aqui as folhas de gelatina já amolecidas. Mexa muito bem até a gelatina derreter completamente.
- Depois misture este preparado com a restante polpa de manga. Junte os iogurtes, o sumo de um quarto de limão ou meia lima e metade da manga cortada em pedaços. Misture. Reserve a restante manga para decorar no fim.
- Bata as claras em castelo com 80 gr de açúcar e junte-as ao preparado anterior, envolvendo delicadamente.
- Unte uma forma de fundo amovível com óleo. Forre as laterais da forma com os palitos de La Reine (cortados ao meio para ficarem da altura da forma).
- Depois de ter os palitos de pé, todos em redor da forma, deite lá dentro a mistura de mousse de manga.
- Leve ao frio pelo menos 5 horas ou deixe ficar de um dia para o outro.
- Quando a mousse estiver totalmente solidificada, faça a gelatina em pó de acordo com as instruções do pacote (com água a ferver e depois água fria nas quantidades indicadas).
- Deite a gelatina numa tigela e deixe arrefecer.
- Quando vir que a gelatina está a começar a solidificar (mesmo nos primeiros momentos, não espere mais tempo), deite o preparado cuidadosamente por cima da bavaroise que ainda se mantém na forma.
- Volte a levar ao frio e deixe a gelatina solidificar por cima da bavaroise. Vai formar uma bonita camada brilhante. Se quiser uma altura grande de gelatina, faça bastante quantidade.
- Quando retirar as laterais da forma e a colocar num prato, a bavaroise vai manter-se enformada e a placa brilhante faz um acabamento lindo e delicioso.
- Terminei fazendo uma cercadura de pedaços de manga em redor da mousse e decorei com folhas de hortelã menta.
- Para acompanhar ainda fiz um chantilly de menta: num almofariz coloquei 6 folhas de hortelã menta e duas colheres de sopa de açúcar branco.
- Triturei com o pilão e, desta forma, obtive um açúcar verde e aromatizado com a menta. Bati um pacote de natas e, quando começaram a ficar firmes, juntei o açúcar de hortelã.
- Continuei a bater até as natas estarem firmes, com consistência de chantilly.