Bebidas: escolha aqui a sua

Termo Definição
Absinto É uma bebida proibida em muitos países, pois, quando não ingerida moderadamente, é extremamente prejudicial ao bom funcionamento do sistema nervoso humano. O absinto é obtido da infusão de ervas – absinto e anis, entre outras – em álcool.
   
Água de Nascente Apesar de também ser captada na nascente natural, não possui propriedades tidas como medicinais e terapêuticas. Pode, ou não, ser gaseificada, e ser tomada sem restrição alguma relativa à frequência ou quantidade do seu consumo.
   
Água Mineral Natural Deve ser captada na fonte natural do ciclo de água em questão. Os seus componentes têm, por natureza, efeitos medicinais e terapêuticos, que não se perdem no processo de engarrafamento. Pode ou não ser gaseificada desde que não adultere os seus componentes naturais. Pode ser tomada esporadicamente, mas não quotidianamente, ou com muita frequência, uma vez que pode possuir nutrientes em quantidades tão elevadas que, a curto/médio prazo, se tornam intoleráveis para o organismo humano.
   
Aguardentes Provêm da destilação de substâncias que possam fermentar (frutos, cereais, etc.). Têm um elevado teor alcoólico sendo por norma 40% a percentagem mínima de álcool existente na sua composição.
   
Anisados São bebidas extraídas de plantas previamente ensopadas em álcool neutro (essência de anis, anis estrelado, etc.).
   
Batido Bebida que foi agitada fortemente.
   
Bebidas Açucaradas Por norma, estas bebidas são compostas por água, açúcar, corantes e aromas, dos quais estes dois últimos são, na grande maioria das vezes, artificiais. Das bebidas açucaradas as mais conhecidas e comercializadas são os xaropes de frutos. Os xaropes são concentrados líquidos de sabor e aroma muito agradáveis, produzidos a partir de extractos de fruta natural ou artificial. Estes concentrados apresentam-se com vários aromas e respectivos sabores de frutos (groselha, laranja, framboesa, limão, etc) e devem ser devidamente diluídos em água, antes de serem ingeridos. Em regra geral, os xaropes são muito pouco nutritivos, pois não só contêm muito pouca fruta, como os nutrientes da que contêm sofrem muitas alterações. Assim, as bebidas açucaradas são fundamentalmente energéticas, de valor calórico muito elevado, pois 65% da sua composição é açúcar.
   
Bebidas com Fruta De sumos concentrados, aos quais se restituiu a água e o aroma dos respectivos frutos. Por uma questão de higiene e segurança, os sumos são pasteurizados, ou seja são previamente aquecidos a 90º C para eliminar as eventuais bactérias que possam existir na sua composição. Os sumos de fruta naturais são obtidos pela extracção (pressão) do sumo de frutos frescos. Se resultarem da reconstituição, ou tratamento de conservação que não seja pelo frio, não podem ser designados de “sumos de fruta naturais”. Os néctares, por exemplo, são preparados à base de sumo de fruta natural (25 a 50%), ou da própria polpa do fruto, aos quais são adicionados água e açúcar. O único aditivo que se pode acrescentar aos anteriores é a vitamina C (E 300). De todos os sumos, estes são os que possuem um valor nutritivo mais interessante, porque preservam os nutrientes dos frutos utilizados, nomeadamente os açúcares simples, as vitaminas e os sais minerais. Contudo, porque também são compostos de açúcar, ainda que em quantidades reduzidas, são um pouco calóricos. Cada copo de sumo ou néctar (25 cl) tem, em média, 90 (sumo natural) a 100 kcal (néctar).
   
Bebidas com Sabor a Fruta Na categoria das bebidas com sabor a fruta temos os refrigerantes de essência – laranjada, limonada, água tónica, “bitter”, etc. Trata-se de bebidas compostas por água, açúcar e aromas naturais (extraídos da própria fruta), aos quais podem ser adicionados, ou não, corantes. São bebidas não alcoólicas que podem ser gaseificadas, ou não, de sabor e aroma muito delicados. Em regra geral, consomem-se muito frescas, com o fim de saciar a sede de uma forma mais agradável. O valor nutritivo deste tipo de bebidas é muito reduzido, pois não integra quantidade quase alguma dos nutrientes que poderiam provir da fruta. Ao contrário, o seu valor energético é bastante elevado, pois grande parte da sua composição é açúcar.
   
Bebidas em Pó As bebidas com sabor a fruta também se apresentam em pó, tendo a vantagem de poderem ser diluídas na água a gosto. São fundamentalmente produzidas à base de substâncias químicas. Assim, não adquirem ou perdem valor nutricional, pois este mantém-se muito pobre, quase inexistente.
   
Brandy Trata-se de uma aguardente vínica que é preparada com álcool neutro.
   
Cachaça ou Pinga     Aguardente destilada de cana-de-açúcar, em particular a destilada do chamado mel final das usinas de açúcar.Fabricada no Brasil desde o século XVI, era então designada “aguardente da terra”, por oposição à do Reino, a bagaceira. Inicialmente reservada aos escravos, com  a difusão de seu consumo pelas camadas populares e com o emprego como moeda no tráfico de escravos adquiriu tal importância econômica que começou a ameaçar os interesses dos portugueses, que proibiram sua fabricação no século XVII.
A fabricação clandestina, dispersa nos sertões pelos pequenos produtores de cana-de-açúcar (que oficialmente produziam rapadura), foi tão grande que no século XVIII, a cachaça passou a ser tributada como os outros gêneros. No início do século XIX já era a bebida favorita em todo o território nacional, principalmente entre os pobres, e, durante as lutas pela independência, tornou-se um símbolo da nacionalidade.
   
Café O café, uma vez colhido, presta-se a um tratamento complexo, cuja última fase é a torrefacção dos grãos, responsável pela cor e sabor e aspecto finais. Quanto mais tempo demorar o café nesta fase, mais escuro e de sabor mais intenso, será. Inúmeros são os tipos de café, provenientes desta diferença de tempo no processo de torrefacção, sendo os mais conhecidos: Café “Arábica” e Café “Robusta”.
   
Café Descafeinado O café comercialmente apelidado de “descafeinado”, contém cafeína, ainda que a um nível muito reduzido. A redução desta substância é feita antes da torrefacção, através de diferentes processos, sendo o mais comum fazer passar os grãos de café (verdes) por água, várias vezes. Este processo, apesar de diminuir a intensidade do sabor, não altera gravemente o seu aroma.
   
Café Solúvel Trata-se de um produto natural, de excelente qualidade, pois preserva as propriedades do café original. A única diferença entre estes cafés, é que o solúvel não integra qualquer vestígio de água ou humidade. A sua mais valia consiste no facto de ser de fácil preparação: basta diluir um pouco de café solúvel num 1 dl de água bem quente, para se obter uma agradável infusão. O café solúvel também compreende produtos seus derivados, nomeadamente: café puro simples, café puro descafeinado, misturas com e sem cafeína, e cevada (sem café).
   
Café tipo Americano Café pouco torrado e de aroma delicado.
   
Café tipo Arábica

Contrariamente ao café tipo “robusta”, o “arábica” é comercializado em inúmeras variedades, das quais, pelo seu excelente aroma e sabor, se destacam as seguintes:

Jamaica Blue Mountain: possuidora de aroma e sabor fortes e intensos de acidez moderada, trata-se de uma das melhores variedades de café “arábica”.

Brasil Genuine Bourbon: é um tipo de café excepcionalmente delicado, de acidez muito reduzida.

Guatemala Antigua – muito condimentado e intenso, trata-se de um café bastante apetitoso e encorpado.

Etiópia Moka Harrar – cultivada e crescida na cidade berço do café, muito suave e aveludado, de travo ligeiramente ácido e de aroma muito delicado, é uma das mais raras e melhores variedades de “arábica” do mundo.

Kenya Fancy Superstar: considerado, por muitos, o melhor café de África Oriental, este café é característico pelo seu aroma e sabor intensos a frutos, de acidez moderada.

   
Café tipo Francês Café torrado, de aroma e sabor intensos.
   
Café tipo Italiano Café muito torrado, de sabor extraordinariamente intenso.
   
Café tipo Robusta O café “robusta” foi descoberto, acidentalmente, em estado selvagem, a crescer em altitudes inferiores às do “arábica”. Este tipo de café não é consumido no seu estado puro, dado que o seu aroma e sabor são bastante fortes e ásperos. Trata-se, contudo, de um café de excelente qualidade, com propriedades tonificantes que, em regra geral, se utiliza para compor o “arábica”, conferindo-lhe mais cafeína. Por sua vez, o café “arábica” é uma variedade de qualidade superior, dado que é cultivado entre os Trópicos, a uma altitude superior a 1000m, onde os terrenos não ultrapassam os 2000m do nível do mar. Os grãos desta variedade de café, apesar de conterem menos cafeína (cerca de duas vezes menos), são mais ricos em aroma e sabor, em comparação aos do café “robusta”.
   
Caipirinha Bebida feita com limão em rodelas ou macerado, açúcar e gelo, batidos com uma aguardente.
   
Cerveja A cerveja de cor mais escura, vulgarmente designada de “preta”, é obtida pela caramelização do malte que a compõe. O seu aroma, sabor e aspecto finais devem-se, exclusivamente, a este processo. É a única diferença entre ambas as cervejas. Contudo, a cerveja “branca” é a mais procurada e apreciada, um pouco por todo o mundo.
   
Cerveja sem alcool e light Ambas as cervejas são compostas por álcool e açúcar, ainda que em quantidades mais reduzidas do que as das outras cervejas. A “sem álcool” não pode ultrapassar os 0,5% de álcool na sua composição, enquanto que a “light” pode atingir os 2% de teor alcoólico (no máximo).
   
Chá Blend Trata-se de um chá de mistura de chá verde e chá preto, em proporções iguais.
   
Chá Preto O chá preto está mais ligado à cultura ocidental sendo, ainda hoje, um importante fenómeno cultural em países como a Inglaterra, onde se toma religiosamente o famoso “chá das cinco”. Esta variedade de chá compreende, por sua vez, todos os chás fermentados. O resto do tratamento a que ele é sujeito é o mesmo que se aplica no chá verde, embora não integre a segunda fase de secagem. A alteração do aspecto final, da cor das folhas e respectivo aroma deve-se ao facto de ser fermentado. Daí que a infusão de chá preto tenha uma cor bem mais escura e um aroma mais intenso.
   
Chá Solúvel É uma variedade de chá preto, ao qual se retirou toda a sua água e humidade.
   
Chá Verde Esta variedade compreende todos os chás que não são fermentados. O seu tratamento passa somente por um processo de secagem natural, não alterando a cor original das folhas, que se mantém verde como o próprio nome, aliás, indica. Daí que a infusão deste chá seja bastante clara, de sabor tão delicado. O processo de secagem tem duas fases: na primeira, as folhas são postas simplesmente ao ar livre e, na segunda, as folhas são previamente dispostas sob a forma de pequenos rolos e novamente postas a secar. É nesta última fase que o chá adquire o seu aroma extraordinariamente suave. Este tipo de chá tem uma grande tradição na cultura oriental, especialmente na China e no Japão, onde ocupa, inclusive, um lugar de grande destaque nas suas ciências medicinais.
   
Cherry Brandy Como o próprio nome indica, é uma aguardente de cerejas, com um travo a amêndoa amarga, que advém do facto de ser feita com todos os componentes do fruto.
   
Cognac Trata-se de uma aguardente vinícola, produzida, exclusivamente, com vinhos brancos de Charente.
   
Cointreau É um licor simultaneamente doce e amargo, preparado com cascas de laranjas.
   
Curaçau É um licor preparado com cascas de laranjas só que, neste caso, são lhe adicionadas açúcar e aguardente.
   
Gin É uma bebida que, geralmente, resulta da destilação do suco natural dos cereais, quando combinados com os frutos de zimbro. Contudo, também pode ser preparada à base das bagas deste fruto, uma vez ensopadas em álcool neutro.
   
Infusão Líquido obtido depois de se deitar água a ferver sobre plantas ou pó.
   
Jeropiga Diz-se do mosto abafado com aguardente antes de qualquer «fermentação».
   
Kirsch Aguardente bastante perfumada e forte feita de uma variedade de cerejas selvagens fermentadas . Utiliza-se como digestivo e para aromatizar bolos e outras sobremesas.
   
Leite

Leite normalmente significa o líquido nutritivo produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. O leite é a principal fonte de nutrição para os recém-nascidos até que eles sejam capazes de digerir alimentos mais diversificados. A palavra “leite” também pode ser usada para designar o sumo branco do coco. O leite de coco não tem o rico valor nutritivo do leite animal mas é usado frequentemente no seu lugar em culinária, especialmente em variedades de caril tailandês.

O leite de vaca, ou bovino é largamente utilizado na alimentação humana, é rico em vitamina A e cálcio.

   
Leite de arroz esta bebida é feita batendo o arroz com água, e seguidamente coadando a mistura. Embora possa ser usado por pessoas sensíveis ao leite de vaca e de soja, tem poucas proteínas, cálcio e gorduras. Não é adequado como substituto de leite em crianças pequenas.
   
Leite de Cabra De cor mais clara que as dos restantes, possui também um odor mais pronunciado. De fácil digestão, trata-se do leite mais apropriado para a dieta do bebé.
   
Leite de Ovelha É um pouco mais amarelado e viscoso que o leite de vaca. Habitualmente, este leite é utilizado na produção de queijos.
   
Leite de soja bebida não láctea com aparência de leite, feito de soja. O conteúdo de gordura e de cálcio variam muito de marca para marca, devendo dar preferência às que indicam que foram enriquecidos em cálcio.
   
Leite de Vaca De cor branca e opaca, é ligeiramente mais viscoso que a água. Trata-se do leite mais versátil, podendo ser consumido no seu estado natural, ou sob a forma de outros produtos lácteos.
   
Leite Desnatado É o leite pelo qual grande parte da quantidade de gordura é extraída, através de um processo artificial.
   
leite desnatado (br) leite magro (pt)
   
Leite Enriquecido É o leite ao qual, antes do processo de pasteurização, adicionam-se mais nutrientes (sais minerais, vitaminas, fibras alimentares).
   
Leite Homogeneizado É o leite pelo qual implica a uniformização da gordura existente, de modo a que não seja possível a formação de nata.
   
leite integral (br) leite gordo (pt)
   
Leite Normalizado É o leite em que a quantidade de gordura é artificialmente corrigida em função do tipo de leite em questão (gordo, meio gordo e magro).
   
Leite Pasteurizado É o leite livre de microrganismos nocivos. Conserva a cor, o sabor e o aroma originais.
   
leite semi desnatado (br) leite meio gordo (pt)
   
Leite Ultrapasteurizado UHT É o leite que também destrói todos os microrganismos indesejáveis.
   
Leites alternativos ao de vaca todas as bebidas feitas a partir de alimentos vegetais como as nozes, sementes, grãos e soja. A menos que sejam enriquecidos, o seu teor em cálcio é mais baixo que o de vaca. Podem ser utilizados como substituto do leite de vaca em receitas culinárias.
   
Licores São todas as bebidas que resultam da mistura de água, com alcoól etílico e açúcar, devidamente aromatizada, quer por extractos da planta do licor em questão, quer pelos seus aromatizantes naturais. Por norma, 20% é a percentagem mínima de álcool existente na sua composição.
   
Moscatel Vinho licoroso em cuja composição entra grande percentagem de uva moscatel, que tem a especialidade de ter um sabor almiscarado, o que lhe imprime um carácter peculiar.O mais célebre é sem dúvida o da Região Demarcada do Moscatel de Setúbal.
   
Mosto Licor imediatamente resultante da prensagem das uvas frescas e cuja composição é principalmente água, glicose, ácidos tartáricos e outros, sais minerais, substâncias albuminosas, tanino e substâncias aromáticas.
   
Nefalismo Total abstinência de qualquer bebida alcoólica.
   
Refrigerantes Na maioria dos casos, são adicionados aos elementos básicos dos refrigerantes outras substâncias, tais como: corantes, conservantes, antioxidantes, espessantes e edulcorantes. Por uma questão de segurança do consumidor, a lei portuguesa obriga a que os fabricantes descriminem todas estas substâncias no respectivo rótulo da embalagem. Quase todas estas substâncias tornam esta bebida mais agradável, mais saborosa. No entanto, não são substâncias saudáveis. Assim, recomenda-se que se proceda a um consumo moderado de refrigerantes, especialmente na presença de muitos aditivos na sua composição.
   
Rum É uma aguardente proveniente da cana do açúcar.
   
Sake Vinho de arroz.
   
Sangria Bebida típica dos povos mediterrâneos composta de vinho, açúcar, água gaseificada e frutas.
   
Tequila De origem mexicana, é uma aguardente que resulta da fermentação da seiva da piteira – planta muito semelhante à cidra.
   
Vodka Também de elevado teor alcoólico, trata-se de uma bebida branca composta por água e álcool etílico, aos quais se acrescentam algumas substâncias aromáticas.
   
Whisky É uma aguardente muito característica, dado que resulta da destilação do sumo natural de cereais. “Malt” significa que o cereal em questão é a cevada, por sua vez, “blended” é quando o whisky é preparado à base da mistura de vários cereais.
   
Xarope Solução de açúcar em água mais ou menos concentrada, que pode ser frio ou quente e ser ou não aromatizado.
   
Xerez Vinho generoso muito afamado produzido em Espanha, em Xerez, na Andaluzia.
   
5/5 - (33 votes)
Gostou desta receita? Classifique e Partilhe-a com os(as) Amigos(as)!
» Delicie-se também com:   Glossário de Técnicas de Confeitaria / Pastelaria