Carne nobre panada, molho de tomate, queijo e especiarias, tudo gratinado, fazem o saboroso e clássico bife à parmegiana. Se ainda não teve a oportunidade de experimentar este prato, vai ver que é fácil de preparar e vai surpreender-se e surpreender os seus convidados num almoço especial. Um prato delicioso! Experimente.
O bife à parmegiana é um clássico à mesa. Embora seja simples, há truques nesta receita para servir um parmegiana na perfeição.
A começar pela carne escolhida, que não pode ser grossa: as melhores opções de corte são a alcatra, filé mignon, coxão mole, fraldinha ou patinho. Nesta receita que partilhamos hoje, a carne usada é o filé mignon.
Independentemente de qual carne escolher, há um passo importante para garantir que a carne fique no ponto certo: deve enrolar os bifes num filme plástico e bater até deixá-los finos para amaciar a carne e garantir que vai assar ou fritar de maneira uniforme.
- 300 g de filé mignon
- 150 g de farinha de trigo
- 150 g de farinha de rosca
- 3 ovos
- 150 g de queijo mozzarella
- 1 + ½ lata de tomates pelados
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro fresco
- Azeite
- Óleo de girassol
- Sal a gosto
- Pimenta preta a gosto
- Tempere os bifes com sal e pimenta e deixe no frigorífico cerca de 20 minutos. Enquanto isso, prepare o molho.
- Pique o alho e a cebola. Amasse uma lata e meia de tomates pelados. Aqueça uma panela, adicione o azeite, e refogue o alho e a cebola.
- Depois, adicione os tomates amassados e as duas folhas de louro, deixando cozinhar cerca de 20 minutos.
- Para panar o bife, vai precisar de três pratos, colocando a farinha de trigo num deles, os três ovos batidos levemente até formar uma espuma, e a farinha de rosca no último.
- Deixe os pratos com esses ingredientes na ordem que acabamos de descrever, pois o segundo passo para panar é colocar o bife na farinha de trigo cobrindo toda a superfície, depois mergulhar no ovo, e por fim na farinha de rosca, pressionando levemente para formar a casquinha, repetindo o processo se desejar uma extra-crocância.
- Depois de panar os bifes, coloque óleo numa frigideira e leve ao lume. O óleo deve estar quente a no máximo a 180 graus para não queimar.
- Para saber se está quente o suficiente, coloque um palito de fósforo no óleo e quando ele acender, é a hora de fritar.
- A fritura deve ser feita por imersão, mergulhando todo o bife no óleo.
- Deve deixar fritar de um lado até dourar e virar para dourar o outro lado.
- Após fritar, escorra cada bife num papel absorvente.
- Depois dessa etapa, coloque um pouco do molho num tabuleiro.
- Disponha os bifes, adicione uma fina camada de molho sobre eles, cubra-os com queijo e despeje o restante do molho levando ao forno a gratinar até que o queijo esteja dourado.
Dicas de preparação:
- Como opcional, pode substituir os ovos por maionese; substituir a farinha de rosca por farinha de pão italiano; fritar bacon, moê-lo e misturar com a farinha de rosca; misturar ervas ou queijo parmesão com a farinha de rosca.
- Para a preparação no fogão, uma alternativa é grelhar o bife panado, o que não o deixa tão crocante, mas é mais saudável.