- 500 g de lombo de bacalhau
- 250 g de batatas
- 1 cebola pequena
- 4 ovos
- 1 raminho de salsa
- Azeite q.b.
- Coze-se o bacalhau, previamente demolhado, juntamente com as batatas. Tiram-se as espinhas e a pele ao bacalhau, passa-se este pela máquina de picar e esmagam-se as batatas, misturando-se depois ao bacalhau picado.
- Batem-se 3 ovos juntamente com a salsa e a cebola picada miudinha. Temperam-se com pimenta e sal e misturam-se ao bacalhau e batatas.
- Bate-se toda esta mistura durante 10 minutos e junta-se-lhe, então, mais um ovo sem ser batido (apenas aberto sobre a massa).
- Mexe-se tudo mais uma vez para misturar este ovo. Fritam-se em bastante azeite ou óleo algumas colheradas da massa anterior.
- À medida que se vão fritando, vão-se retirando com um garfo os bolos para os deixar escorrer sobre um tabuleiro de rede ou papel que lhes absorva a gordura.
Opção nº 2
- 750 g de bacalhau
- água q.b.
- 750 g de batatas
- 200 g de cebola
- 1 molho de salsa
- 6 dentes de alho
- 4 ovos
- sal, pimenta e óleo q.b.
- Demolhe o bacalhau durante 12 horas. Lave, descasque e corte ao meio as batatas e pique finamente a cebola. Lave e pique uma parte da salsa.
- Descasque, lave e pique o alho. Coza o bacalhau. Depois de cozido, limpe as peles e espinhas e lasque o bacalhau. Coloque num pano e desfaça.
- Coza as batatas em água temperada com sal e, depois, passe no passe-vite. Junte a batata, o bacalhau, o alho, a cebola, a salsa e os ovos batidos. Envolva tudo e tempere com sal e pimenta.
- Molde, com a ajuda de duas colheres de sopa, os pasteis. Frite-os em óleo quente, até ficarem dourados de ambos os lados.
- Escorra num tabuleiro com rede para libertarem o excesso de óleo. Lave e prepare um ramo de salsa.
- Disponha os pasteis numa travessa, decore com o ramo de salsa e sirva.
- Dica: Os pastéis devem ser moldados à medida que vão sendo fritos.