- 125 g de framboesas
- 1 colher de sobremesa de açúcar mascavado
- 1 colher de sopa de água
- 240 g de claras (cerca de 8)
- 80 g de azeite extravirgem suave
- 85 g de açúcar
- 125 g de farinha sem fermento
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 75 g de chocolate branco picado
- Framboesas e açúcar em pó para decorar
Comece por levar as framboesas num tachinho ao lume, com uma colher de sobremesa de açúcar mascavado e e um pouco de água, cerca de 1 colher de sopa. Vá mexendo e retire do lume quando o açúcar tiver derretido e as framboesas tiverem amolecido e começado a largar sumo. Deixe arrefecer.
Pré-aqueça o forno nos 170º. Unte muito bem com manteiga e polvilhe com farinha uma forma tipo pudim pequena – a que usei neste post não tem buraco e mede 12 cm de altura e 16 cm de diâmetro na parte mais larga.
Peneire a farinha e o fermento para uma taça e reserve. Bata as claras em castelo e reserve.
Noutra taça, bata o açúcar com o azeite. Aos poucos e de forma intercalada, vá adicionando a farinha e o fermento peneirados e as claras em castelo. Por fim, envolva o chocolate branco.
Coloque no fundo da forma a compota de framboesa preparada anteriormente, mas descartando o excesso de líquido (pode guardá-lo para servir com o bolo, por exemplo – a ideia é que não escorra sumo quando desenformar o bolo).
Verta a massa para a forma e leve a cozer durante cerca de 55 minutos. Faça o teste do palito e retire o bolo do forno se aquele sair limpo. Antes de desenformar, abane a forma e veja se o bolo está descolado. Se não estiver, passe uma faca de manteiga, ou um pau de gelado, entre o bolo e a lateral da forma. Abane um pouco para verificar se já está solto e desenforme.
Deixe arrefecer. Espalhe algumas framboesas no topo e polvilhe com açúcar em pó antes de servir.