- 250g de açúcar
- 100 ml de água
- 8 gemas
- 6 ovos
- 100g de açúcar
- 35g de farinha maizena
- 120g de farinha de trigo sem fermento
- 125g de fios de ovos
- Cerejas em calda para decorar
- Um tabuleiro com 35×22 cm, untado com manteiga, forrado com papel vegetal e novamente untado com manteiga
Parta os ovos e separe as gemas das claras. Junte as 100g de açúcar às gemas e bata até que fique uma gemada esbranquiçada. Bata as claras em castelo.
Alternadamente, adicione à gemada, a farinha, a farinha maizena e as claras. Envolva tudo muito bem. Espalhe a massa do bolo no tabuleiro. Leve ao forno pré-aquecido nos 170º e deixe cozer aproximadamente 20 minutos.
Entretanto, faça o doce de ovos. Num tacho, leve ao lume a água e os 250g de açúcar. Mexa e deixe ferver em lume médio durante 4 minutos. Passado os 4 minutos, deixe a calda arrefecer.
Quando o bolo estiver cozido, retire-o. Desenforme o bolo sobre um pano polvilhado com açúcar. Polvilhe o bolo com um pouco de açúcar. Com uma faca, corte o bolo ao meio de modo a que fiquem 2 quadrados. Coloque metade do bolo num prato e deixe arrefecer.
Mexa as gemas com um garfo. Junte à calda de açúcar já fria. Mexa e leve novamente ao lume. Sem parar de mexer, deixe cozinhar em lume brando até que os ovos comecem a engrossar. Quando começar a borbulhar, apague o lume, mas não pare de mexer. Para de mexer quando arrefecer um pouco e deixe que fique frio.
Depois de frio, barre metade do bolo com metade do doce de ovos. Espalhe bem.
Por cima do doce, coloque a outra metade do bolo e barre-o com o restante doce de ovos.
Decore o bolo com os fios de ovos e as cerejas em calda.