- 6 ovos
- 280 g de açúcar
- 175 g de Manteiga
- 4 c. (de sopa) de leite
- 180 g de farinha
- 80 g de farinha de arroz
- 1 c. (de café) de fermento em pó
- 1 limão (raspa)
- 1 l de gelatina sabor a morango
- 400 ml de natas (bem frescas)
- 3 c. (de sopa) de açúcar
- Raspas de chocolate rosa q.b.
- Manteiga para untar
- farinha para polvilhar
- corante alimentar cor-de-rosa q.b.
Ligue o forno a 180º C. Unte uma forma de buraco com manteiga, polvilhe-a com farinha e reserve. Bata bem as gemas com o açúcar. Junte a manteiga derretida e bata mais um pouco. Sem parar de bater, adicione o leite morno.
À parte, misture as farinhas com o fermento. Bata as claras em castelo firme e envolva-as delicadamente no preparado de gemas, alternando com a mistura de farinha. Por ultimo, adicione a raspa da casca de limão. Distribua o preparado pela forma e leve ao forno, durante 35 minutos. Desenforme morno e deixe arrefecer.
Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e reserve. Pique o bolo com um palito e sobre este verta, aos poucos, a gelatina já fria. Leve ao frigorifico de um dia para o outro para solidificar.
Prepare o creme: Bata bem as natas, até se encontrarem firmes. Junte-lhes o açúcar e bata mais um pouco. Adicione umas gotinhas de corante cor-de-rosa e envolva. Reserve.
Coloque o bolo sobre um prato, abra-o ao meio e recheie com uma parte do creme. Componha o bolo e barre-o com mais creme. Coloque o creme restante num saco pasteleiro com boquilha lisa; molde bolinhas à volta do bolo e “puxe-as” com uma colher até obter um formato de lagrima. Decore com raspas de chocolate rosa e conserve no frigorifico até ao momento de servir. Sirva bem fresco.
Dica: À massa do bolo adicione 100 g de miolo de noz picado, junta-o no final da preparação.