Para o Pão-de-Ló:
- 4 ovos
- ½ chávena (chá) de açúcar
- 7 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de maisena
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
Para a Mousse:
- 4 gemas de ovo
- 8 colheres (sopa) de refrigerante, sabor limão
- 400 g de chocolate branco, picado
- 200 g de manteiga
- 2 colheres (sopa) de rum
- 500 ml de natas frescas
Para a Calda:
- ¼ chávena (chá) de água
- ½ chávena (chá) de açúcar
- 60 ml de rum
Montagem:
- 100 g de chocolate meio-amargo, picado
- 100 ml de creme de leite fresco
- Ligue o forno em temperatura média (180 graus). Como em receitas de pão-de-ló não acrescentamos fermento, siga corretamente os passos abaixo para que não haja problemas na preparação do bolo: Numa batedeira, coloque os ovos e o açúcar.
- Bata em velocidade alta por 15 minutos. Enquanto o creme está na batedeira, peneire todos os ingredientes secos por 3 vezes.
- Retire o creme da batedeira, acrescente a essência de baunilha e mexa suavemente. Acrescente os ingredientes peneirados e mexa delicadamente.
- Tente mexer o menos possível. Unte uma assadeira de fundo removível (22 cm) com manteiga e farinha. Coloque a massa do bolo sobre a forma e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos.
- Enquanto a massa está no forno, comece a fazer a calda e o recheio.
- Retire o bolo do forno. Deixe arrfecer. Reserve.
Para a Mousse:
- Apoie a barra de chocolate branco sobre uma tábua e pique com uma faca bem afiada.
- Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria: leve um pouco de água para ferver numa frigideira grande; coloque a manteiga e o chocolate picado numa tigela pequena e coloque sobre a frigideira com água fervendo até derreter.
- Mexa de vez em quando. Retire a manteiga e o chocolate do banho-maria e mexa delicadamente. Neste ponto, o chocolate ficará talhado devido a grande quantidade de gordura. Reserve.
- Prepare agora o zabaione: comece separando dois recipientes (um maior e outro menor) para o banho-maria.
- Coloque as gemas, a soda e o rum na tigela menor. Coloque a tigela sobre a panela com água quente para cozinhar em banho-maria – o segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela.
- Bata vigorosamente com um “fuet” por 6 minutos ou até que a mistura tenha duplicado de volume e esteja espessa.
- Observe também a temperatura da água do banho-maria. A água não deve ferver e a tigela menor não deverá ultrapassar a temperatura de 60 graus para o zabaione não talhar.
- Para medir esta temperatura, coloque o dedo na tigela – a sensação deverá ser quente, porém suportável. Retire o zabaione do banho-maria e coloque dentro do recipiente com o chocolate.
- Mexa rapidamente com uma colher de pau até que a textura do chocolate volte a ficar lisa. Pare de mexer. Reserve.
- Coloque o creme de leite fresco numa batedeira e bata por 2 minutos em velocidade alta ou até que fique um creme mais espesso, porém ainda bem líquido.
- Junte as natas ao creme reservado e misture cuidadosamente com uma colher de pau para o creme não talhar.
- Leve o creme para o frigorifico e deixe gelar por 1 hora ou até que fique numa consistência mais firme.
Para a Calda:
- Numa panela pequena, junte todos os ingredientes e leve ao lume baixo. Depois de ferver, deixe por 1 minuto.
- Retire do lume e reserve.
Montagem:
- Retire o bolo da forma e corte horizontalmente, formando duas metades. Lave bem a forma e enxugue. Volte a base do bolo para a forma limpa e feche o aro novamente.
- Regue a massa do bolo com a calda de rum. Coloque a metade da mousse de chocolate branco sobre o bolo. Cubra com a outra metade do bolo e aperte com as mãos para a mousse ocupar bem os espaços da forma.
- Coloque o restante da mousse, cobrindo todo o bolo. Bata a forma para que a mousse preencha todos os espaços. Reserve.
- Prepare o chocolate para a decoração: Apóie a barra de chocolate sobre uma tábua e pique com uma faca bem afiada.
- Separe dois recipientes (uma maior e outro menor) para o banho-maria. Coloque o chocolate picado dentro da tigela menor.
- Coloque a tigela menor sobre o recipiente com água para cozinhar em banho-maria, evitando o vazamento de vapor.
- Mexa o chocolate com uma espátula até derreter e desligue o fogo antes que a água do banho-maria ferva. Com uma colher de chá, faça pingos de chocolate escuro sobre a superfície do bolo, bem próximo da borda, seguindo uma linha.
- Reserve o chocolate restante para a decoração final.
- Com um palito, faça vários riscos de dentro para fora, formando desenhos. Leve o bolo ao frigorifico e deixe gelar por no mínimo 6 horas.
- Retire o bolo do frigorifico e retire o aro. Com uma espátula bem grande ou uma faca, retire o bolo da forma e passe para um prato de sua preferência. Reserve.
- Bata as natas até o ponto de chantilly. Com uma espátula, pegue numa porção de chantilly e cubra a lateral do bolo.
- Procure seguir sempre o mesmo sentido ao espalhar para evitar que farelos de bolo sujem o creme. Derreta novamente o chocolate restante.
- Com uma colher de sopa, faça movimentos bruscos e rápidos, bem próximos à lateral do bolo, tentando formar fios.
- Sirva gelado.