- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 1 chávena e meia (chá) de açúcar
- 6 ovos
- 2 chávenas (chá) de farinha de trigo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 chávenas (chá) de chocolate em pó solúvel
- 1 chávena (chá) de leite
- 2 pacotes de natas
- 2 tabletes de chocolate meio amargo
- 2 claras em castelo
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- Junte a manteiga, o açúcar e as gemas. Bata até obter um creme esbranquiçado. Peneire a farinha com o sal, o fermento e o chocolate.
- Acrescente à massa, batendo sempre, alternando com o leite. Junte à massa, as claras já batidas em castelo e misture delicadamente.
- Despeje numa forma redonda (26 cm de diâmetro) untada e polvilhada. Leve a forno médio (180°C) durante 45 minutos.
- Retire do forno, espere até ficar morno e desenforme. Deixe arrefecer. Corte uma tampa, na parte superior do bolo, com cerca de 2cm de espessura.
- Reserve a tampa e cave o miolo, deixando as laterais e o fundo com a mesma espessura da borda.
- Leve ao fogão, em banho-maria as natas para aquecer. Junte o chocolate meio amargo picado e deixe derreter completamente até obter um creme liso.
- Divida esse creme em duas partes e, numa delas, misture delicadamente as claras batidas em castelo firme acrescida ao qual junta as 4 colheres de açúcar.
- A essa última misture junte miolo do bolo esfarelado, recheie o bolo e tape.
- Com o creme restante, cubra todo o bolo, espalhando-o com uma espátula.
- Leve ao frigorífico.
- 300 g Farinha
- 300 g açúcar
- 200 g Manteiga
- 100 g chocolate em pó
- 4 Ovos
- 2 dl de leite
- 1 colher (sopa) fermento em pó
- Manteiga para untar
- Farinha para polvilhar
- 200 g chocolate em barra
- 50 g açúcar
- 3 Ovos
- 2 dl natas
- 1 colher (sopa) Manteiga
- 5 folhas gelatina
- 120 g de açúcar em pó
- 4 dl de natas
- Ligue o forno a 180ºC, barre uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme liso e junte os ovos, um a um e batendo sempre.
- Adicione depois o leite e a farinha previamente misturada com o chocolate em pó e o fermento, bata bem, verta na forma e leve ao forno durante 40 minutos.
- Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente.
Prepare o recheio:
- Parta o chocolate em pedaços, deite-os numa tigela, junte a manteiga, leve a banho-maria até o chocolate derreter, retire do banho-maria, mexa e deixe arrefecer.
- Bata as natas em chantilly e, à parte, bata as claras em castelo bem firme adicionando o açúcar aos poucos e batendo sempre.
- Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos, escorra-as e leve-a a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver.
- Junte as gemas à mistura do chocolate, mexa bem, adicione depois a gelatina derretida, mexa, junte o chantilly, mexa novamente, adicione por fim as claras em castelo e envolva delicadamente.
- Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, coloque a rodela inferior novamente na forma, cubra com a mistura do recheio, reponha a outra metade do bolo e leve ao frio até ficar solidificado.
Prepare a cobertura:
- Bata as natas em chantilly espesso e adicione o açúcar em pó, batendo sempre.
- Mergulhe a forma em água morna durante alguns segundo, desenforme o bolo, coloque-o num prato, cubra-o com o chantilly, alise e passe levemente um garfo para fazer o efeito que vê de lado.
- Decore a gosto e sirva bem fresco.