Para o bolo
- 150 g de farinha
- 150 g de açúcar
- 50 g de manteiga
- 50 g de chocolate em barra
- 5 ovos
- 1 colher (chá) de canela
- 1 colher (chá) de fermento
- Manteiga para untar
- Óleo para untar
Para o recheio e cobertura
- 200 g de chocolate em barra
- 5 dl de natas
- 1 lata de leite condensado
- 0,5 dl de licor de menta
- 5 folhas de gelatina
- 1 colher (café) de corante alimentar verde
Unte uma forma com manteiga e ligue o forno a 180 graus. Numa tigela, bate bem os ovos com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e volumoso. Adicione a farinha peneirada com o fermento e a canela e envolva suavemente.
Derreta a manteiga sem deixar ferver, junte à mistura anterior mexendo sempre, adicione de seguida o chocolate picado e envolva. Verta para a forma e leve ao forno durante aproximadamente 25 minutos ou até que fique totalmente cozido. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer, corte ao meio de modo a obter duas rodelas, coloque a parte de baixo dentro de uma forma lavada, pincele à volta com óleo e reserve.
Prepare o recheio: Demolhe as folhas de gelatina e pique finamente 80 g do chocolate. Numa tigela, deite o leite condensado, o licor de menta e o corante e misture. Bata 4 dl das natas em chantilly. Derreta as folhas de gelatina, junte ao preparado do leite condensado mexendo bem, adicione o chantilly e envolva suavemente. Junte depois o chocolate, envolva, verta sobre o bolo na forma, coloque a outra rodela de bolo por cima e pressione ligeiramente. Leve ao frigorífico até solidificar.
Antes de servir, ferva num tacho as restantes natas, retire do lume, junte o resto do chocolate partido em pedaços e mexa bem. Desenforme o semifrio, regue-o com o molho de chocolate e sirva decorado a gosto, por exemplo com fruta.