Para o Cabrito
- 1,4 kg cabrito com miúdos
- 1 dl vinho branco
- 1 c. sobremesa sal
- 1 c. chá pimentão-doce
- 1,2 dl azeite
- 5 dentes de alho
- qb alecrim
- qb tomilho
- 2 folhas de louro
- 400 g cebola
- 200 g tomate com rama maduro
- 500 g batatinha para assar
- 400 g cenoura
Para o Arroz
- 2 c. sopa azeite
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 200 g miúdos do cabrito
- 1 c. chá sal
- 50 g chouriço regional
- 1,5 dl água
- 2 dl caldo do assado
- 200 g arroz carolino
- Parta o cabrito em peças grandes, ou peça no talho para o partirem. Retire os miúdos e reserve-os.
- Numa tigela junte o vinho branco, o sal, o pimentão-doce, o azeite, os dentes de alho esmagados, um ramo de alecrim e de tomilho (reserve algum) e as folhas de louro.
- Envolva bem e adicione a cebola e o tomate cortados em cubos. Coloque o cabrito numa assadeira de barro, disponha as batatas descascadas e a cenoura cortada em rodelas e regue tudo com o preparado.
- Deixe marinar cerca de 24 horas.
- Pré-aqueça o forno a 150° C e asse o cabrito na assadeira cerca de 30 minutos. Volte a carne e asse mais 30 minutos, a 180° C.
- Para o arroz: aqueça o azeite num tacho, adicione a cebola e os dentes de alho finamente picados e deixe refogar até murcharem.
- Junte os miúdos picados, tempere com o sal e mexa. Adicione o chouriço inteiro, deixe corar cerca de cinco minutos e adicione a água, o caldo do assado e o sal.
- Quando levantar fervura junte o arroz, baixe o lume para o mínimo e deixe cozer cerca de 18 a 20 minutos. A meio do tempo, retire o chouriço e corte-o em rodelas finas.
- Disponha o arroz num tabuleiro, decore com as rodelas de chouriço e leve ao forno, pré-aquecido a 200° C, durante 5 minutos ou até estar ligeiramente dourado.
- Sirva o cabrito sobre a cebolada com o tomate e a cenoura e acompanhe com as batatas e o arroz. Salpique com tomilho.