É um dos pratos irresistíveis da tradicional cozinha beirã. O segredo inclui a arte de bem marinar de um dia para o outro.
- 3 kg de cabrito
- 1,5 kg de batatinhas redondas
- 6 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 colher de sopa de colorau
- 1 ramo grande de salsa
- 0,5 l de vinho branco
- 5 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de banha
- sal grosso
Limpe o cabrito, retirando-lhe a gordura que lhe reveste a pele e cortando-o em pedaços grandes. Prepare uma massa com os alhos esmagados, sal grosso, o colorau, a folha de louro partida em pedacinhos, o azeite e a banha.
Barre os pedaços do cabrito com este tempero e coloque-os numa assadeira (na região usa-se a de barro preto de Molelos) juntando à carne metade do ramo de salsa e duas partes do vinho.
Deixe ficar assim temperado a marinar de um dia para o outro.
No dia seguinte, leve a assadeira ao forno, pré-aquecido a 220 °C, e, a meio do tempo, comece a borrifar o cabrito com a outra metade do ramo de salsa, embebido no restante vinho, repetidas vezes, até a carne se apresentar bem tostada e pronta a servir.
Entretanto, descasque as batatas, lave-as e coza-as, inteiras, em água temperada com sal, durante 10 minutos apenas (devem ficar rijas). Quando faltarem 30 minutos para o cabrito estar assado, distribua-as pela assadeira e envolva-as no molho. Sirva com uma salada de alface.
Dica: À falta de uma assadeira de barro preto, use uma de barro vermelho.