- 4 tomates
- 3 cebolas
- 1 pimento verde
- 1 dl de azeite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 folha de louro
- 1/2 pão caseiro
- salsa, vinagre, sal, piripiri, noz-moscada e pimenta em grão q.b.
- 2 kg de: corvina, sargo, besugo, linguado, robalo, taínha, rodovalho, salmonetes, garoupa, sardinhas e pata-roxa.
- Arranje e salgue os peixes. Pele e limpe o tomate e os pimentos e corte em pedacinhos. Parta a cebola em rodelas finas. Pique a salsa e o alho. Ponha a fritar num caldeiro de barro a cebola junto com o azeite até alourar.
- Adicione os alhos, a salsa, o tomate, um pouco de vinagre e deixe estufar.
- Adicione um pouco de água, tempere com sal, noz-moscada e louro e deixe ferver um pouco para cozer o tomate.
- Para a confeção da caldeirada, lave e corte o peixe, exceto as sardinhas, a que apenas deve retirar as cabeças e pôr em camadas intercaladas com as tiras de pimento verde. Tenha o cuidado de por as sardinhas na última camada, visto ser o peixe mais delicado.
- Em seguida coloque a manteiga e por último as fatias de pão da grossura de dois centimetros, a cobrir plenamente o peixe. Tape, leve a forno brando e agite de vez em quando para não pegar.
- Quando levantar fervura e as fatias estiverem cobertas de caldo, a caldeirada está pronta a servir.
Opção nº 2
Para 4-5 pessoas
- 1,5 kg de peixe fresco e de carne rija (tamboril, rascasso, safio, pata-roxa, raia, tremelga, ruivo, xarroco, corvina)
- 500 g de amêijoas ou conquilhas ou berbigão
- 1 kg batatas para cozer
- 3 grandes tomates maduros
- 3 grandes cebolas
- 4 dentes de alho
- 1 pimento verde
- 2 dl de azeite
- 1,5 dl de vinho branco
- 1 ramo de salsa
- 2 folhas de louro
- sal grosso do mar, iodado
- colorau, pimenta, noz-moscada
- Depois de arranjar os peixes, corte-os em bocados e tempere-os com o sal.
- Lave muito bem, para tirar a areia, as amêijoas (ou as conquilhas ou os berbigões), depois coloque-os no fundo do tacho onde irá fazer a caldeirada.
- Descasque e corte as cebolas às rodelas, corte o pimento às tiras e os tomates aos bocados; pele e corte as batatas às rodelas espessas. Dica: para que a pele das batatas saia mais facilmente, mergulhe-as alguns segundos em água quente.
- Cubra o funda do tacho com azeite e introduza uma primeira camada de cebolas, tomate, pimento e alhos picados, depois as batatas e por cima o peixe. Os peixes mais rijos colocam-se por baixo.
- Continue a alternar as camadas até acabar os ingredientes (a camada superior deve ser de peixe), e tempere sempre cada camada com azeite e vinho branco, sal e as especiarias (colorau, pimenta, noz-moscada).
- Cubra o tacho e deixe cozer em lume brando, abanando o tacho de vez em quando, mas nunca mexa, até que tudo esteja cozido, o que leva normalmente uma meia hora.
- Deite salsa picada e sirva logo de seguida.
- Depois de cozida a caldeirada, sirva retirando os ingredientes na vertical para que todos comam de todas as espécies de peixes.