- ½ Galinha gorda (o ideal com ovos)
- 1,5 L de água
- 1 Cenoura lavada raspada e inteira
- 1 Cebola
- 6 Cravinhos da Índia espetados na cebola
- 6 Grãos de pimenta preta
- ½ Chouriço
- 3 Dentes de alho
- 4 Ovos cozidos
- Sal q.b.
- 100g de arroz agulha
- Raminho de hortelã q.b. cortado em juliana fina
- Vinho do Porto q.b.
- Lavar a metade da galinha e cortá-la ao meio sem esmagar os ossos. Se encontrar apenas galinhas pequenas utilizar uma galinha inteira cortada em quatro partes. Reservar.
- Numa panela média levar ao lume a água temperada com o sal e com a cebola com os cravinhos da Índia, os dentes de alho e os grãos de pimenta preta.
- Verificar se a água cobre totalmente a galinha.
- Assim que levantar fervura, acrescentar a galinha, o chouriço e a cenoura e deixar cozinhar em lume brando, de 2 a 3 horas.
- Então, com uma escumadeira, retirar a galinha, o chouriço e a cenoura. Passar o caldo por um passador de rede fina reservando o caldo e desprezando o resto.
- Entretanto colocar a ferver noutro recipiente os 4 ovos.
- Logo que consiga mexer na galinha, após arrefecer um pouco, desfiá-la retirando cuidadosamente as peles e as gorduras.
- Cortar o chouriço e a cenoura às rodelas.
- Entretanto voltar a aquecer o caldo. Logo que levante fervura deitar a galinha já desfiada.
- Passado uns minutos adicionar o arroz bem como as rodelas de chouriço e de cenoura, a juliana de hortelã, um pouco de vinho do Porto e os ovinhos da própria galinha, se os tiver. Deixar cozinhar por dez minutos.
- Ao servir esta canja decorar cada prato com uma gema dos ovos cozidos, uma ou duas rodelas de chouriço e outras tantas da cenoura.
- Dar ainda cor com uma ponta de hortelã. Servir bem quente.