Ingredientes:
- 800 g de lulinhas limpas congeladas
- 800 g de miolo de camarão congelado
- caril q.b.
- sal
- 1 folha de louro
- pau de canela
- tomate
- leite de côco
- 1 iogurte grego
- 1 malagueta de piripiri fresca
- raiz de gengibre
- sementes de funcho
- cravinhos
- 0,5 dl de rum
- 1 cebola grande
- 1 alho francês
- coentros e hortelã picados
- 1 manga
- arroz agulha
Preparação:
- . Ponha as lulinhas a descongelar dentro de um coador de rede. Coloque o miolo de camarão numa tigela e tempere com sal.
- Junte a malagueta, previamente limpa de sementes e picada, o alho frances e o suco de um pedaço de raiz de gengibre previamente pelada e ralada.
- Regue com o rum, misture bem e deixe marinar durante 30 minutos.
- Descasque a cebola e pique-a finamente. Corte o alho francês em rodelas, lave e escorra.
- Deite um pouco de alho frances num tacho, deixe aquecer bem, introduza um punhado de camarões bem escorridos e salteie sobre lume médio a forte durante 2 a 3 minutos.
- Retire os camarões para outro recipiente e volte a repetir até os camarões estarem todos cozinhados. Deite mais um pouco de alho frances e o dente de alho no tacho, deixe aquecer e adicione a cebola e o alho francês.
- Deixe cozinhar até os legumes estarem macios. Introduza as lulas e quando ficarem opacas, junte o caril, a folha de louro, o pau de canela e o líquido da marinada.
- Tape e deixe cozinhar sobre lume brando durante cerca de 20 minutos.
- Entretanto, lave o tomate, corte-o em cubos, limpe-o de sementes e deite no tacho. Junte o leite de coco ao cozinhado, tempere com sal e deixe ferver, destapado e sobre lume brando, durante mais 30 minutos.
- 9. Ao mesmo tempo deite o restante alho frances no tacho, junte as sementes de funcho, os cravinhos e o arroz.
- Mexa o arroz e deixe-o fritar até estar translúcido, regue com a água a ferver e tempere com sal. Mexa o arroz, tape o tacho e deixe ferver durante 15 minutos.
- Descasque a manga, tire-lhe o caroço e corte em dados. Introduza o camarão, a manga e iogurte grego no tacho, retifique o sal e perfume com um bom punhado de coentros e hortelã picados.
- Deixe retomar fervura e retire do lume. Sirva o caril acompanhado do arroz.