Também conhecido como pão ázimo, o chapati é uma daquelas receitas que sobrevive ao tempo. O pãozinho indiano, um dos mais antigos do mundo, é uma maravilha: não leva fermento e é feito na chapa!
Tão simples e delicioso, este pão de origem indiana é apenas confeccionado com três simples ingredientes: farinha, água e sal.
Para além disso é feito na frigideira e está pronto em menos de 5 minutos.
Esta delicia, também conhecida como pão ázimo ou roti, é servido nas refeições principais e acompanha bem com quase tudo, sendo uma alternativa mais saudável ao pão tradicional!
- 1 chávena de chá de farinha de trigo integral
- 1 chávena de chá de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de sal
- 3/4 de chávena de chá de água morna
- 3 colheres de sopa de ghee (manteiga indiana) ou manteiga
Numa tigela, misture as farinhas e o sal. Adicione a água e trabalhe bem a massa até que não cole nas mãos. Se estiver muito seca, acrescente aos poucos, mais água morna para que a massa fique bem fofa.
Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo e amasse bem até que a massa fique elástica. Faça uma bola, coloque numa tigela ligeiramente untada com óleo e tape com um pano húmido.
Deixe descansar durante 30 minutos. Polvilhe, novamente, com farinha uma superfície lisa, amasse e divida em 10 a 12 bolas. Abra as bolinhas em discos bem finos com um rolo.
Aqueça uma frigideira anti-aderente, coloque os discos, um de cada vez, e frite até que ganhe volume, cerca de 1 minuto.
Vire e frite mais uns segundos, até dourar. Espalhe ghee num dos lados do pão, e coloque numa cestinha. Cubra com um pano para mantê-lo aquecido até à hora de servir.
OU
- 1 chávena (chá) de farinha de trigo integral
- ½ colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de óleo
- ½ chávena (chá) de água
- farinha de trigo para polvilhar
Numa tigela grande, misture a farinha de trigo integral com o sal. Regue com metade da água e misture com a mão, até formar uma farofa grossa.
Adicione o óleo e misture com as pontas dos dedos.
Aos poucos, junte o restante da água, sovando a massa com a mão. Aperte, amasse, estique e amasse novamente, dentro da tigela, por cerca de 5 minutos, até atingir uma textura macia e elástica.
Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo. Mas evite juntar mais farinha na massa. Ela fica bem molenga inicialmente e, à medida que vamos sovando, ela fica no ponto.
Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha de trigo e faça um rolinho com a massa. Com uma faca (ou espátula) divida em 10 porções.
Enrole com as mãos cada pedaço, como se fosse um brigadeiro. Abra a bolinha com o rolo de macarrão, até formar um disco fino – se a massa começar a grudar no rolo ou na bancada polvilhe mais farinha.
Enquanto abre os discos, aqueça uma frigideira (de preferência antiaderente) em fogo médio, sem untar.
Quando estiver quente, coloque o disco de massa e deixe o pão assar por cerca de 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas.
Vire o pão e deixe por mais 15 segundos na frigideira. Enquanto isso, acenda uma outra boca do fogão.
Tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para inflar e chamuscar levemente.
Transfira o pão para um prato e repita com o os outros discos. Você também pode finalizar os chapatis na frigideira, basta deixar cozinhar por mais tempo depois de virar.
Sirva a seguir.
OBS: Para manter os pãezinhos macios, conserve num saco plástico por até 3 dias.