A receita tradicional de chocos com tinta é um guisado marítimo muito popular, que costuma acompanhar-se com arroz branco.
Ingredientes: Chocos frescos da ria, não demasiado grandes, cebola, alho, pimentão, salsa, azeite e sal.
Peça na peixaria que limpem os chocos e que guardem as bolsas de tinta.
Colocam-se numa caçarola em lume brando e cobre-se o fundo com azeite. Pica-se a cebola e tritura-se o alho, pondo-a em azeite e deixando dourar.
Cozinhar os chocos: Acrescentar os chocos para que cozinhem durante 10-15 minutos, também em lume brando, com cuidado para que não peguem. Juntar o pimentão-doce a gosto e mexer.
Por último, junte a tinta, polvilhe com salsa e deixe mais dez minutos em lume brando, enquanto mexe a frigideira para unir o molho. Um toque de bom vinho branco, ribeiro ou alvarinho, assenta maravilhosamente e, caso abra uma garrafa, pode acompanhar os chocos com o vinho e um bom bocado de pão de Cea.
Veja também…
- 800 gramas de chocos com tinta
- 800 gramas de batatas
- 4 dentes de alhos
- 1 dl de azeite
- Sumo de 1 limão
- 1 folha de louro
- 1 ramo de salsa
- Sal q.b
- Pimenta q.b.
- Arranje os chocos, sem eliminar a tinta, e tempere-os com o sumo de limão, sal e pimenta. Descasque e lave as batatas, corte-as ao meio e coza-as em água temperadas com sal. Escorra e reserve.
- Descasque os dentes de alhos, pique-os finamente e aloure-os numa frigideira com o azeite e o louro. Junte depois os chocos e deixe saltear bem de ambos os lados.
- Depois retire do lume, retifique os temperos, junte as batatas cozidas e a salsa, decore e sirva a gosto.