- 250ml de água
- ½ colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de açúcar
- 90g de manteiga sem sal, cortada em pedaços pequenos
- 135g de farinha sem fermento
- 4 ovos grandes, à temperatura ambiente
- 1 gema de ovo, batida com 1 colher de chá de leite
- açúcar pérola (ou casson), para decorar
Preparação
- Liguem o forno a 220°/200° ventilado.
- Cubram um tabuleiro de forno com papel vegetal (talvez seja boa ideia prepararem já dois tabuleiros, porque esta quantidade de massa deverá dar para cerca de tabuleiro e meio).
- Num pequeno tacho, aqueçam sobre lume brando/médio a água, o sal, as 2 colheres de chá de açúcar e a manteiga, mexendo sempre até a manteiga derreter. Retirem do lume e juntem a farinha.
- Mexam enquanto voltam a colocar o tacho ao lume, mexendo sempre até a massa estar completamente ligada e sem se colar aos lados do tacho.
- Nessa altura, retirem novamente do lume e deixem arrefecer por cerca de 2 minutos.
- Juntem agora os quatro ovos, um de cada vez, mexendo sempre bem cada ovo antes de juntar o seguinte, até que a massa fique uniforme e brilhante. A massa choux está pronta – e foi fácil!
- Usando um saco de pasteleiro com um bico largo (ou usando duas colheres), façam montinhos pequenos de massa sobre o papel vegetal, deixando algum espaço entre eles (vão crescer no forno).
- Molhem um dedo na mistura de gema e leite e passem-no sobre cada montinho de massa, aproveitando para os alisar.
- Terminem polvilhando generosamente com o açúcar pérola.
- Finalmente, levem ao forno durante 25 minutos – passados os primeiros 15 minutos, baixem o forno para 190°/170° ventilado e deixem cozer durante os restantes 10 minutos, ou até os chouquettes estarem grandes e dourados.