Ingredientes:
para 24 churros
- 300g de farinha (tipo 65)
- 450ml de água
- 1 ovo XL
- 1 pitada de sal
- óleo q.b. para fritar
- açúcar q.b. para polvilhar
- canela q.b. para polvilhar
Preparação:
- Coloque a água ao lume com o sal, quando levantar fervura adicione a farinha de uma só vez e mexa vigorosamente até formar uma bola e esta se desprender do fundo do tacho deixando uma ligeira película agarrada.
- De seguida coloque a massa numa tigela, deixe arrefecer ligeiramente e junte-lhe o ovo batido e envolva bem até a mistura ficar homogénea e a massa mais cremosa.
- Depois coloque a massa na churreira e a cada 2 apertos sai um churro que deve ficar com aproximadamente 13 a 14 cm.
- Nota: a nossa massa de churros é a original (usada nas feiras) por isso a única forma eficaz para a usar é com uma churreira.
- Vá colocando os churros num tabuleiro forrado com papel vegetal polvilhado com farinha. Quando terminar coloque o tabuleiro no frigorífico durante, pelo menos, 30 minutos pois ao ficarem frios os churros são mais fáceis de manusear para fritar.
- Frite os churros em óleo abundante e bem quente deixando fritar até estarem dourados de forma uniforme.
- Depois de fritos coloque-os a escorrer em papel absorvente.
- Finalmente passe os churros por açúcar e canela ou sirva-os simples com doce, com mel ou preferencialmente com Molho de Chocolate.
- Informação importante: não utilize esta massa com saco de pasteleiro pois ela não é suficientemente fina para sair com a facilidade necessária, nós testámos e não dá resultado. Além disso fazer churros com saco de pasteleiro implica deitar a massa directamente para o óleo o que é perigoso e nós desaconselhamos.