- 1 coelho
- 150 g de chouriço de carne
- 150 g de toucinho
- 500 g de feijão encarnado
- 400 g de cebolas
- 1 cabeça de alhos
- 4 cenouras
- 2 pimentos verdes
- 500 g de tomates
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 pão saloio
- 1 dl de azeite
- 1 colher (sopa) de banha
- 0,5 L de vinho tinto
- 1 ramo de hortelã
- 1 ramo de coentros
- Alecrim q.b.
- Piripiri q.b.
- 4 cenouras (rodelas finas)
- Deixe o feijão a demolhar em água de um dia para o outro. Arranje o coelho, parta-o em pedaços, deite-os para uma tigela, junte os alhos em rodelas e o vinho, tempere com alecrim e sal e deixe também marinar de um dia para o outro.
- No dia, coza o feijão e depois reserve-o com a água. Deite a banha e o azeite num tacho, junte as cebolas e os tomates picados, o toucinho cortado em cubos, o chouriço em rodelas, o pimento em tiras e as cenouras também em rodelas finas.
- Junte igualmente o molho de coentros, os pedaços de coelho com a marinada e sem o alecrim, leve ao lume e deixe estufar durante 40 minutos.
- Adicione então o feijão cozido e cerca de 1/4 da água da cozedura, rectifique os temperos se necessário, tempere com piripiri se quiser e deixe cozinhar mais um pouco.
- Disponha o pão cortado em fatias numa terrina, junte a hortelã, um pouco de feijão e umas rodelas de chouriço e regue com o caldo do tacho do coelho.
- Numa travessa, coloque o coelho com o feijão, decore com mais pimento e alecrim e sirva juntamente com as sopas de pão.