Quando se fala na arte de bem servir, geralmente dá-se sempre um grande valor ao prato em si, mas é comum esquecermo-nos da importância dos acompanhamentos.
Mas a verdade é que um almoço ou um jantar só podem ser perfeitos se tudo estiver perfeito. Um dos acompanhamentos mais comuns na cozinha portuguesa é o esparregado.
Basicamente, existem várias formas de se fazer esparregado, mas há duas que são as mais comuns, ou seja, o esparregado de nabiças com azeite e alho e o esparregado cremoso feito com leite.
- Para fazer um esparregado de nabiças com azeite e alho, você precisa de 1 molho de nabiças frescas, 3 dentes de alho picado, 1dl de azeite, 1 colher de sopa de farinha, 1 colher de sopa de vinagre e sal a gosto.
- Você precisará lavar muito bem, as folhas de nabiça, em água corrente. Depois, coza a nabiça em água temperada com sal durante cerca de 5 minutos.
- Após isso, reserve 2dl do caldo reservado e escorra o restante.
- Numa frigideira, ou num tacho, coloque o azeite e refogue o alho bem picado.
- Em seguida, junte a farinha e envolva bem. Por fim, junte as nabiças e os 2dl de caldo.
- Vá envolvendo tudo até que tenha um aspeto cremoso e depois, regue com o vinagre.
- Finalmente, retire do lume e estará pronto a servir.
- Para um esparregado mais cremoso, você pode utilizar leite em vez do caldo. Assim, aos ingredientes mencionados, junte também 2dl de leite. Coza as nabiças da mesma forma.
- Na frigideira coloque os dentes de alho a alourar.
- Num recipiente à parte, dissolva a farinha no azeite e depois junte as nabiças e o leite com farinha ao alho alourado com azeite.
- Misture bem até ficar cremoso e depois junte-lhe o vinagre.
- Antes de desligar o fogão, prove para ver se está bom de sal.
- Se necessário, adicione mais um pouco e misture bem.
- Desligue o fogão e o seu esparregado estará pronto a servir.