- 1 magret de pato (lombo de pato sem osso e com pele)
- sal e pimenta para temperar
- Vinagre de framboesa Quinta dos Jugais
- 200gr de frutos silvestres
- Limpar algumas penas que possam vir no magret, virar a pele para cima e fazer cortes transversais na pele fazendo losangos, o corte não deverá chegar à parte da carne, apenas na zona da gordura da pele. Temperar ambos os lados com sal e pimenta a gosto.
- Deitar um pouco de óleo em papel de cozinha e untar a frigideira.
- Colocar a frigideira em fogo alto. Selar o peito de pato na zona com a pele em losangos em primeiro lugar durante cerca de três minutos até dourar e crocante (cuidado para não deixar queimar). Virar o peito e cozinhar por cerca de quatro minutos em fogo médio.
- Remover da frigideira e fazer uma pequena incisão na parte inferior que ajuda a cozinhar o interior do peito mais facilmente. Agora enrolar cada peito em papel alumínio e colocar no forno por 4-5 minutos, até que o interior esteja cozido numa linda cor rosa.
- Se o interior ainda estiver vermelho, continuar cozinhando por mais alguns minutos.
- Retirar do forno e deixar o resto de carne coberto de papel alumínio por 10 – 15 minutos.
- Escorrer a gordura da frigideira, e em fogo médio, adicionar 10 cl de vinagre de framboesa (tem um cheiro maravilhoso!) deixar que a gordura do pato e o vinagre de misturem, mexendo bem com uma espátula até obter uma redução, por fim adicionar os frutos silvestres frescos ou congelados e envolver.
- Para empratar: cortar o magret bem fininho, colocar 2 fatias por prato e adicionar por cima o molho de frutos silvestres.
- Nota: o pato não deverá passar do ponto “rosa” se ficar demasiado cozido o rosa passa a um cinzento muito feio…