Receita enviada por: Adérito
- 3 Kg de picanha de cordeiro cortados em porções individuais de 250 g
- Mistura de sal e pimenta-do-reino branca moída na hora
- 50ml de azeite
- 1 colher das de café de sementes de endro moídas na hora
- Anis-estrelado – 5 frutos (estrelas) inteiras
- 7 paus de canela inteiros
- 5 cravos-da-índia inteiros
- 1 e 1/2 litro de caldo de carne (artesanal, coado)
- 2 colheres de sopa de folhas picadas e secas de hortelã
- 10 colheres de sopa de mel-de-abelhas
- Sal
- 1 kg de batatas inglesas pequenas (bolinhas)
Os pedaços de picanha de cordeiro temperados com a mistura de sal e pimenta-do-reino foram deixados a descansar por 1 hora.
Nma panela grande foi colocado para que aquecesse o azeite. Quando quente foram deitados com a camada da gordura para baixo os cortes do cordeiro que foram assim deixados até que essa camada estivesse bastante reduzida. Então foram douradas as demais faces da carne no mesmo óleo.
Acrescentaram-se o pó de endro, o anis, a canela, os cravos e a hortelã e todo o conteúdo da panela foi revolvido por cerca de um minuto, após o quê foram derramados 2/3 do caldo de carne coado. Quando em ponto de fervura foi acrescentado o mel que foi muito bem misturado ao molho.
Reduzido o fogo, foi deixado cozinhar por cerca de 2 horas, acrescentando-se o restante do caldo de carne à medida que fosse secando.
Em panela separada foram colocadas a cozinhar em água salgada as batatinhas inteiras e com casca, até que ficassem “al dent”.
Ao final de 2 horas a carne foi colocada junto com as batatas em refratários, regadas com 2/3 do molho e levadas ao forno baixo por cerca de 40 minutos. Ao longo desse tempo foi sendo regada com o restante do molho até que chegasse o momento de ser servida nos próprios recipientes.
Nota do autor. Serviram-se 10 pessoas em 19 de dezembro de 2003 em Brasília – Brasil