- 1 corvina com cerca de 1,5kg
- 1 kg de batatas cortadas em cubinhos
- 1/2 copo de água
- 1/2 copo de vinho branco
- 1 fio de azeite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 limão
- 2 colheres de sopa de massa de pimentão (ou colorau)
- 1 colher de sopa de massa de alho
- 1 folha de louro
- umas folhinhas de tomilho
- sal q.b
- pimenta q.b
Prepare as batatas, corte-as aos cubinhos, coloque-as dentro de um recipiente com água, sal, um pouco de vinho branco e uma folha de louro. Reserve durante uma hora para que tomem gosto.
Prepare o peixe que já deve vir cortado da peixaria com uns golpes no lombo até meio, mas sem separar as postas. Misture as massas de pimentão e de alho, as folhinhas de tomilho, e o sumo do limão, aplique esta pasta por todo o peixe, tempere este com um pouco de sal e pimenta ( atenção é pouco sal, porque as massas por vezes já trazem sal), coloque o que resta do limão dentro da barriga do peixe (vai ao forno assim) tape o peixe, e deixe a tomar gosto cerca de 1 hora.
Ligue o forno nos 200ºC, coloque o peixe numa assadeira, disponha das batatas em redor , adicione a água por cima das batatas, e o vinho por todo o tabuleiro, envolva-as, coloque entre as postas do peixe uma nozinhas de manteiga e leve a forno cerca de 1 hora, a meio deste tempo, convém tirar o tabuleiro para fora e regar o peixe e batatas com o molho (sucos) que se forma no tabuleiro. Verificar se está cozinhado ao fim deste tempo, retirar e servir.
Servir quente acompanhado por legumes cozidos , salteados, ou por uma salada verde.
Notas: Se necessário acrescentar mais um pouco de água ao tabuleiro de modo a evitar que as batatas e o peixe sequem demasiado.