Este é um dos pratos tradicionais mais emblemáticos da ilha de S. Miguel, nos Açores, sendo cozido nas caldeiras naturais da Lagoa das Furnas.
Para o confecionar, os vários ingredientes são colocados numa panela, que é submersa na terra junto às caldeiras, sendo cozinhado pelo calor natural emanado da atividade vulcânica.
Aqui descrevemos a forma tradicional de confecionar a receita. No entanto, provavelmente não residirá nos Açores, junto às caldeiras naturais das Furnas, pelo que terá de adaptar a preparação do cozido à sua realidade. Deste modo, poderá colocar o tacho no forno a lenha ou, na falta deste, no forno elétrico. É claro que a receita não ficará com o sabor característico de quando é confecionada na ilha, em que sobressai um certo paladar a enxofre, próprio das matérias vulcânicas, mas não deixará de ser um cozido à moda das Furnas…
Curiosidade acerca desta receita tradicional açoriana…
A confeção do célebre cozido das Furnas é aqui descrita na forma atual. Antigamente, porém, a preparação deste prato típico da cozinha portuguesa era diferente, sendo todos os ingredientes introduzidos na galinha, que se conservava inteira; de fora ficavam somente os que não coubessem nela.
Para 6 pessoas
- ½ kg de carne de porco
- 1 couve lombarda
- 1 couve portuguesa
- 1 galinha
- 1 kg de chambão
- 1,5 chouriço de carne
- 125 g de toucinho fumado
- 2 nabos
- 4 cenouras
- 50 g de toucinho gordo
- 8 batatas
- sal e pimenta da terra q.b.
Corte todas as carnes em pedaços grandes, assim como os enchidos e o toucinho em bocados mais pequenos. Descasque as batatas e corte algumas delas, deixando outras inteiras. Raspe e corte as cenouras no sentido do comprimento. Corte os nabos e as couves em quartos. Abra os bagos da pimenta da terra ao meio.
Coloque todos os ingredientes em camadas alternadas numa panela de alumínio, sendo a última temperada com sal. Abafe com folhas de couve e tape a panela com a respetiva tampa, atada às abas da panela. Meta a panela numa saca, amarrada com uma corda comprida.
Introduza a panela numa caldeira natural da Lagoa das Furnas, tape a caldeira com uma tampa de madeira e depois com terra, deixando a corda de fora. Cinco horas depois, o cozido estará pronto para retirar da caldeira.
Deite fora as folhas de couve com que abafou o cozido. Sirva as hortaliças numa travessa e as carnes noutra.