De Norte a Sul do país a gastronomia portuguesa é rica em pratos diversos que satisfazem todos os paladares. De região para região, as comidas apresentam gostos e maneiras de apresentação muito próprias, como podemos ver neste breve apontamento.
PORTO E NORTE
Alheira de Mirandela – A alheira de Mirandela é quase uma “instituição” da gastronomia de Trás-os-Montes.
Tripas à moda do Porto – O prato típico Tripas à moda do Porto deu nome aos habitantes da cidade (tripeiros) partindo princípio de que quem come tripas é tripeiro.
Pudim Toucinho do Céu – Típico de Braga, é também conhecido por pudim de toucinho e ideal para uma mesa de festa. A receita era do abade que lhe deu o nome, um mestre na arte culinária do seu tempo (final do século XIX).
CENTRO
Leitão da Bairrada – Segundo a História, desde o século XIX que os viajantes paravam na zona da Mealhada para comerem o famoso leitão acompanhado dos bons vinhos regionais.
Chanfana – A chanfana, confecionada à base de carne de borrego, é outro prato típico da região Centro, cozinhado em recipientes de barro preto.
Ovos Moles – Uma refeição pode terminar com os Ovos Moles típicos de Aveiro.
LISBOA E VALE DO TEJO
Salmonetes à Setubalense – Salmonetes à Setubalense é um prato distintivo da região Lisboa e Vale do Tejo.
Sardinha assada – A região de Lisboa oferece um pouco de todas as especialidades gastronómicas nacionais mas apresenta também receitas e produtos seus. A tradição do peixe acentua-se entre os meses de Maio e Julho, nas Festas da Capital, onde a sardinha é a imagem do evento.
Queijadas de Sintra – As Queijadas de Sintra marcam pontos no panorama da doçaria e até serviram, segundo reza a História, de moeda em transações comerciais.
Migas à Alentejana com carne de porco – As Migas à Alentejana com carne de porco constituem um dos mais conhecidos pratos da gastronomia desta região. O pão é um elemento fundamental na cozinha do Alentejo, onde se destacam também as açordas.
Encharcada do Convento de Santa Clara – De origem conventual, a Encharcada do Convento de Santa Clara (Évora) é um dos doces, feito à base de ovos e de açúcar, que enche de orgulho os alentejanos.
Cataplana de Peixes e Mariscos – Esta vasilha é uma das relíquias que o Algarve herdou devido à passagem de diferentes povos pelo seu território.
Queijo de Figo – O Queijo de Figo é um produto tradicional da região, composto por figos, açúcar, amêndoas, cacau, medronho, limão erva-doce e canela – uma receita familiar premiada, com muitos segredos.
POR TODO O PAÍS
Bacalhau – Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Brás, Bacalhau no forno, Bacalhau cozido… Diz-se que existem 365 maneiras de cozinhar o bacalhau.
Cozido à Portuguesa – Cozido à Portuguesa é um dos pratos tradicionais e incontornáveis portugueses.
Pastel de Nata – Originários da freguesia lisboeta de Belém, hoje em dia qualquer café ou pastelaria em Portugal oferece-lhe imitações dos verdadeiros Pastéis de Belém, fabricados com a receita antiga dos frades do Mosteiro dos Jerónimos.
Delicie-se com as receitas abaixo, divididas por categorias: