- 1100 ml de leite
- 1 pedaço de courato de presunto
- 1 folha de louro
- 1 cebola média picada
- 200g de presunto cortado em cubinhos
- 125g de manteiga
- 200g de farinha de trigo sem fermento
- Noz-moscada
- Sal
- Pimenta
- Manteiga para untar
- 2 ovos
- Pão ralado
- Óleo para fritar
Num fervedor, leve ao lume o leite, o courato de presunto e a folha de louro. Deixe ferver durante 5 minutos. Passado o tempo, retire com uma escumadeira o courato e o louro. Num tacho, leve ao lume a manteiga e deixe aquecer, depois de estar quente, adicione a cebola. Mexa e deixe refogar um pouco. Ao refogado, adicione o presunto; mexa e deixe fritar bem.
Depois do presunto frito, adicione a farinha de uma só vez e misture tudo muito bem. Aos poucos, adicione o leite e mexa bem entre cada adição. Quando a massa estiver consistente, verifique o tempero de sal. Por fim, tempere com pimenta e noz-moscada.
Mexa muito bem e retire do lume.
Unte com manteiga um tabuleiro de vidro, espalhe o preparado no tabuleiro e tape o tabuleiro com película aderente e faça furos com uma faca. Guarde no frigorífico aproximadamente 3 horas até que a massa fique rija e fria. Depois da massa fria, parta os ovos para um prato e mexa-os bem. Retire colheradas de massa e molde em forma de croquete. Coloque os croquetes numa travessa previamente polvilhada com farinha.
Passe os croquetes por ovo e por pão ralado e frite os croquetes por igual em óleo quente. Depois dos croquetes fritos, retire-os com uma escumadeira para um prato com papel absorvente. Se quiser, pode congelar os croquetes, depois de panados e antes de fritar.
E estão prontos a servir.