Culinária Americana
Não existe uma culinária nacional, original do país – a atual culinária norte-americana é altamente diversificada, variando de região a região, dependendo da população e da cultura da região.
Alimentos comuns do café da manhã (ou pequeno almoço) norte-americano são ovos batidos, bacon, panquecas, cereais e pães com pasta de amendoim, acompanhados com café ou suco, na maioria das vezes, de laranja. O almoço do norte-americano é leve – as razões são o pouco tempo disponível para almoço para os trabalhadores e estudantes. Um almoço pode ser simples ao ponto de ser constituído de apenas um único sanduíche, e só. O jantar é para a maioria das famílias norte-americanas o principal prato do dia.
A culinária dos Estados Unidos da América é um conjunto adaptado de várias culinárias . Antes da chegada dos europeus a alimentação dos índios americanos se baseava em três ingredientes principais que até hoje são consumidos pelos norte-americanos em todo o país: milho, feijão e abóbora. Eles são encontrados na forma de Grits (de aveia), pão de milho e Hoppin John no sul, de Tortillas no sudoeste, de Feijões Cozidos e Succotash no nordeste e de Torta de Abóbora (Pumkin Pie) em todo o país na época do Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. Dos escravos africanos ficaram os churrascos e grelhados, as frituras e a utilização de legumes variados como acompanhamentos, além dos molhos condimentados.
Em cada região uma culinária.
Qualquer pessoa de qualquer preferência culinária pode satisfazer plenamente o seu apetite nos Estados Unidos. Na gastronomia também é possível perceber a mistura étnica neste variado país.
Nas grandes cidades a cozinha rápida ou “fast food” é a nota predominante. Vive-se apressadamente, pelo que o desjejúm e o jantar convertem-se nas comidas principais do dia, enquanto o almoço é mais leve. Ovos com bacon, torradas, suco, frutas e café são costumeiros no começar do dia, de modo à poder aguentar o duro rítmo laboral. O almoço, porém, pode consistir em uma salada, um sanduiche ou hamburguer ou cachorro-quente, acompanhado de qualquer bebida com gás. Pois os norte americanos urbanos tem pouco tempo para comer, pelo que trata-se de repor forças minimamente para aguentar a jornada vespertina. É típica a imagen dos barracos nas ruas de cachorros-quentes aos que qualquer pessoa, desde executivos até donas de casa, acodem incessantemente na hora do meio dia. Também as cadeias de restaurantes de comida rápida, como hamburguers, sanduicherias ou pizzarias enchem até o topo durante o almoço.
Chegando em casa à tarde, as coisas mudam. O jantar é a comida mais forte do dia e costuma consistir em um primeiro prato à base de salada ou pasta, carne ou peixe no segundo, e um doce bom na sobremesa acompanhado de um gigantesco copo de leite. Nos finais de semanas estes costumes mudam levemente, já que por acordar mais tarde um pouco, os norte-americanos unem o desjejúm com o almoço, criando o que eles chaman brunch. Consiste em crepes, tortas de nata e salmão com creme de queijo, entre outras alternativas.
Mas não desanime, você não tem que seguir esse regime de comidas. Numerosos restaurantes, a maior parte com horário continuado, abrem as portas para oferecer tudo que possa estimular seu apetite. Cozinha italiana, grega, francesa, alemã, chinesa, indiana, japonesa, russa e em alguns lugares, também espanhola. Poderá comer qualquer tipo de pasta italiana acompanhada do melhor café expresso, os melhores cogumelos chineses com bambu ou os famosos Dim Sum, menú chinês formado com recheados e outras porções de comida, salsichas de Munich acompanhadas da melhor cerveja, ou o ótimo caviar vermelho chegado diretamente da Russia.
E se procurar mais um pouco, seguro que irá ser facil degustar uma boa paelha feita com o melhor azeite de oliva como nas praias de Valencia. Quanto à preço pode escolher entre uma grande oferta, desde preços astronômicos até os mais irrisórios. Procure fazer reserva com anticipação e lembre que se sobrar comida é normal que ponham ela em uma sacola (doggy-bags) para levar para casa, inclusive nos restaurantes de luxo.
Na zona oeste dos Estados Unidos comerá carnes excelentes. Extensos pastos para o gado fazem com que a qualidade da carne seja ótima embora a variedade na cozinha não seja muito rica. As costelas barbacoa começaram a ser exportadas como receita a outros países, consiste em costelas com um tempero especial, assadas devagar na barbacoa, como indica o seu nome.
Poderá, além degustar excelentes bistecas, entrecotes ou filets mignon sempre acompanhados de batata doce cozida, fritas ou com diversos molhos. O frango à panela, especialidade dos estados de Indiana, Missouri e Ohio, é delicioso e se tem oportunidade não deixe de experimentar o bolo de creme agria, coberto de merengue Paso de Corinto, é uma maravilha e come-se frequentemente em Minnesota, Wisconsin e Indiana. Também pode encontrar peixe bom no arredores dos Grandes Lagos.
No leste, as possibilidades são infinitas, porém prevalece o marisco, sobre tudo na zona costeira, é muito fresco e bem preparado. Nesta região poderá encontrar qualquer especialidade latina como, por exemplo, comida cubana, leitão assado ou carangueijos mouros e degustá-la enquanto escuta os sons caribenhos de um grupo bom.
Na parte sul dos Estados Unidos, limite com o México, a influência da comida do país de Pancho Vila deixa-se sentir, sob a denominação de comida “Tex-Mex”. O chile, verdadeiramente picante, acompanha muito bem as carnes vermelhas. Experimente os tacos ou os nachos, omeletes de milho recheadas de tudo o que possa imaginar, como carne, pimentão, tomate, cebola, queijo derretido, etc, acompanhados com diversos molhos.
São uma delícia e lembre bem que devem ser comidas com as mãos. Experimente também o feijão cozido e frito com abundante chile. A comida mexicana costuma ser muito picante, assim tenha sempre ao alcance uma boa margarita, tequila e suco de limão gelado e com a orla do copo melada em sal. Pode resultar estranho, porém, é simplesmente deliciosa.
No sul, a simplicidade dos pratos denuncia forte influência da gastronomia inglesa. No nordeste, a influência dos negros que trabalhavam nas produções de de algodão pode ser provada na Fried Ckicken ou Galinha Frita. Mais ao norte, na região das Carolinas (do Norte e do Sul), a base da alimentação é o arroz, presente no Hoppin John e no Charleston Red Rice. Na Lousiana existem duas cozinhas famosas, a Creoula e a Cajun, de influência francesa, com muitos pratos à base de arroz e de frutos do mar, e também de influência espanhola, africana e caribenha.
Mas nenhum povo influenciou tanto a culinária americana como os italianos, que começaram a chegar ao Novo Mundo em princípios do século XIX. A comida chinesa chegou com os primeiros operários de construção dos caminhos-de-ferro e nas últimas décadas do século passado houve um aumento considerável da popularidade da comida chinesa. Durante os anos 60 e 70 os asiáticos emigraram em massa para os EUA, levando com eles a sua culinária, cheia de sabores agridoces, salgados e picantes.
Muito antes dos europeus chegarem ao Novo Mundo, já a alimentação dos índios americanos se baseava em três ingredientes principais, que se mantêm um pouco por todo o lado até aos dias de hoje: milho, feijão e abóbora.
A sua importância mantem-se um pouco por todo o país, sob a forma de Grits (de aveia), pão de milho e Hoppin John no Sul, de Tortillas e Pinto Beans no Sudoeste, de Feijões Cozidos e Succotash no Nordeste, e da Tarte de Abóbora (Pumkin Pie) em todo o país por altura do Thanksgiving.
Muitas das mais duradouras influências foram trazidas pelos escravos africanos. É graças a eles que são hoje tão populares os churrascos e grelhados, os fritos e a utilização de legumes variados como acompanhamentos, além dos molhos condimentados.
As culinárias das diferentes regiões dos Estados Unidos foram verdadeiras adaptações dos hábitos alimentares dos países de origem dos imigrantes às condições geo-climáticas específicas de cada região dos EUA.
A simplicidade da culinária do Nordeste Americano reflete uma profunda influência da culinária inglesa, ao passo que no Sul se denota a presença das antigas colónias de negros, escravos que trabalhavam nas produções de algodão (um bom exemplo disso são a galinha frita (Fried Ckicken), os fumeiros da região da Virgínia ou mesmo o Bacon).
Mais a norte, na região das Carolinas (do Norte e do Sul), a base da alimentação é o arroz, presente no Hoppin John e no Charleston Red Rice.
No Lousiana existem duas cozinhas famosas, a Creoula e a Cajun, de influência francesa, com muitos pratos à base de arroz e de frutos do mar, e também de influência Espanhola, Africana e Caribenha, em virtude do seu percurso histórico.
No Sul dos EUA encontramos muitas influências da América Latina, sobretudo ao nível dos chilles, tortilhas, guacamoles e do uso indiscriminado de tomate na confecção de pratos culinários, o que também se verifica no Sudeste e Sudoeste.
Nestas zonas é também muito vulgar encontrar-se o porco e a carne de vaca, mas o uso deste tipo de ingredientes tem uma origem espanhola, e não dos povos nativos da América Latina.
Já no Centro-Oeste foi mais forte a influência alemã, que tornou, por exemplo, o Milwaukee, na capital nacional da cerveja.
Mas nenhum povo influenciou tanto a culinária americana como os italianos, que começaram a chegar ao Novo Mundo em princípios do século XIX.
Pizzas, Osso Buco, Minestronne, Pastas, são alguns dos pratos mais comuns em todo o país.
.
A comida chinesa chegou aos EUA com os primeiros operários de construção dos caminhos-de-ferro.
Como os chineses, por opção ou por obrigação, foram durante muito tempo separados da sociedade americana e mantidos em verdadeiros guettos, só nas últimas décadas se deu o boom da culinária chinesa no país, sobretudo através do aumento da popularidade das Chinatowns.
Durante os anos 60 e 70 os povos do Sudeste Asiático emigraram em massa para os EUA, levando com eles a sua culinária, cheia de sabores agres e doces, salgados e picantes.
A região da Califórnia foi das poucas a desenvolver a sua própria culinária, em grande parte devido à tentativa feita, naquela região, de impedir que se copiasse a culinária europeia, prova de verdadeiro espírito patriótico.
Ainda hoje, a culinária dita californiana, é sinónimo de utilização de alimentos da época e de produtos frescos.
Não poderíamos terminar sem fazer referência ao Fast Food, ainda hoje conotado com a alimentação tipicamente americana.
De fato, o American Way of Life, com o desenvolvimento de técnicas de congelação de alimentos, de microondas, e de todo um estilo de vida em que tempo é dinheiro, propiciou a proliferação deste tipo de alimentação.
Mistura de sabores
Perceber a essência da gastronomia dos Estados Unidos da América é o mesmo que dar a volta ao mundo em sabores. As várias influências dos povos que ali habitam há centenas de anos tornaram a culinária norte americana multi-diversificada e diferente.
Alguns ingredientes bem característicos da alimentação dos norte-americanos estão relacionados com as raízes ancestrais dos índios, os quais foram responsáveis por tornar o milho num dos principais ingredientes da alimentação deste país.
Mas as influências de outros povos, como os chineses e os italianos, bem como os escravos de África, contribuíram bastante para criar uma gastronomia especial e com identidades distintas.
Os hambúrgueres, cachorros quentes, pizzas, churrascos, pretzles, são alguns dos pratos mais conhecidos, também por influência do cinema. Mas existem outras vertentes interessantes, de culturas e povos de todos os pontos do globo, que tornaram a culinária dos Estados Unidos da América, única.
Os pratos mais famosos são todos inspirados e adaptados no mundo dos emigrantes que são hoje os americanos. Os pratos mais conhecidos possuem raízes distintas dos quatro continentes como a Apple Pie, que dizem ter origens italianas, assim como a lasanha. Os churrascos que são muito característicos do México, os brownie, mais ao estilo inglês e os noodles, objectivamente orientais. Ou ainda o tão falado “meatloaf” um rolo de carne de inspiração europeia e introduzida na América pelos alemães, são alguns dos exemplos.
Um misto de sabores do mundo, reinventados pelos norte-americanos.
(Algumas) Comidas Típicas dos Estados Unidos
Waffles
Os Waffles são um típico prato do café da manhã norte-americano, porém também servido como sobremesa ou lanche da tarde.
Sua receita inclui farinha, açúcar, fermento, sal, leite e óleo. Seu formato pode ser redondo, quadrado ou retangular. Para deixá-lo ainda mais saboroso, sua cobertura pode ser de mel, açucar ou com um xarope tradicional chamado maple syrup.
Embora populares nos Estados Unidos, os Waffles surgiram durante a Idade Média, em uma região em que hoje está localizada a Bélgica.
Baby Back Ribs
As Baby Back Ribs, típica comida americana, são suculentas costelas de porco cozidas e cobertas com molho barbecue.
Sua origem é atribuída à época da Guerra Civil norte-americana (1861–1865) e suas técnicas de preparo variam de acordo com a região, incluindo, diferenças no corte da carne, nos ingredientes do molho e no tipo de acompanhamento.
Em geral, o prato também é composto por uma porção de batatas fritas.
Fried Chicken
O Fried Chicken é uma deliciosa comida americana e consiste em deliciosos pedaços de frango especialmente temperados e fritos. Tradicionalmente, o prato é servido com batata frita ou outros acompanhamentos, tais como a salada de repolho, milho cozido, feijão estilo americano (baked beans) ou purê de batata (mashed potato).
Normalmente este prato está associado com os estados do sul dos Estados Unidos.
Cachorro Quente
O cachorro-quente é uma comida super típica dos Estados Unidos, principalmente de Nova York. O básico é semelhante ao brasileiro: salsicha em pão sovado. Mas também há opções com picles, catchup, mostarda, molho agridoce, chilli e chucrute. Tudo depende do lugar em que ele é servido.
O tradicional cachorro quente americano é muito saboroso e difere um pouco do que conhecemos. Muitos têm curiosidades e desejam provar o tradicional hot dog, e lugares para isso não faltam. Um dos especialistas é o Gray’s Papaya foi fundado em 1976 e hoje em dia é tão famoso que já apareceu em algumas séries norte-americanas, como How I Met Your Mother e Sex and the City, e em alguns filmes como Mensagem para você, estrelado por Tom Hanks e Meg Ryan.
Pizza
A tradição de alguns locais em Nova York é um fator de peso na hora de conhecermos as comidas típicas. Um belo exemplo é o Grimaldo’s Pizzeria, uma pizzaria de renome que está localizada no Brooklyn, Manhatan, e em Douglaston (Queens). As pizzas são feitas em forno de tijolos, atribuindo a elas um sabor muito diferente daquelas feitas em forno a lenha ou a gás.
Corned Beef on Rye
Pancakes
A panqueca americana faz parte do café da manhã tradicional do país. E elas são bem diferentes do que somos acostumados a comer no almoço. As panquecas americanas são grossas, servidas em formato de disco e geralmente com maple syrup (uma espécie de mel), frutas ou geleias.
As panquecas são consumidas em muitos outros países, mas foi nos EUA que esse alimento se tornou uma comida tradicional.
Diferentemente da América do Sul e Central, lá se come com xarope de bordo ou mel como molho, ou seja, ela é consumida como doce.
Club Sandwich
Também chamado de Clubhouse sandwich, é um sanduíche com pão tostado, recheado com peru, bacon, tomate, alface e maionese.
A origem ainda é motivo para debate, mas sabe-se que as primeiras referências ao alimento vem da Union Club of the City of New Yorke, um clube particular nova iorquino.
BLT
BLT é um sanduíche e ele significa Bacon, Lettuce e Tomato.Estes são os seus ingrediente essenciais e, por isso, o nome BLT. Apesar dos 3 ingredientes básicos, existem variações para este sanduíche delicioso e super fácil de preparar!
Mashed Potatoes
Purê de batatas. Considerado um dos principais pratos típicos dos americanos, é muito consumido no Dia de Ação de Graças, uma data extremamente importante na cultura dos EUA.
Cheeseburger
Inconfundivelmente americano, o cheeseburger é a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em comida americana.
Muito ligado ao fast food, você encontra esse sanduíche em qualquer esquina do país.
Hambúrguer
Poucas coisas têm mais a cara dos Estados Unidos do que um bom hambúrguer. Esta comida típica dos Estados Unidos é feita com carne (principalmente bovina) moída e cozida. O sanduíche pode ser montado com diversos molhos e acompanhamentos. A receita foi trazida por imigrantes alemães de Hamburgo e incrementada pelos americanos, que adicionaram o pão.
O hambúrguer é um prato muito presente na cultura da culinária americana, apesar de não ser um prato criado no país. A popularização deste prato gerou a criação de novas variações, que são desde hambúrguer de carne com varias opções de recheio, até opções vegetarianas.
O prato não foi criado EUA, mais com a grande quantidade de loja de fast food é um grande marco na culinária do país, e não tem como você falar da comida local sem tocar no prato predileto de muitos americanos, hambúrguer com babata frita, além de ter um grande marketing pelos filmes e programas que tem o EUA como local de fundo.
Apple Pie
É uma torta recheada de maçã, cozida no forno. É também um dos principais pratos dos Estados Unidos, servido na maioria das vezes como sobremesa.
Pumpkin Pie
Torta de Abóbora. Outro alimento consumido no Dia de Ação de Graças. É um doce servido às vezes como sobremesa. É considerado um dos principais pratos tradicionais do país.
Key Lime Pie
A key lime pie é uma torta de limão e é uma das sobremesas mais tradicionais dos Estados Unidos! Base de biscoitos, e um recheio com muito limão e leite condensado e no topo, bastante chantilly.
Cobb Salad
A cobb salad é uma salada deliciosa que chega a ser servida até como prato principal. Seus principais ingredientes são bacon, abacate, folhas verdes, ovos e queijo. Não é uma salada muito leve mas é muito gostosa!
Biscuits and Gravy
Esta é uma das comidas mais típicas da culinária americana. Biscuits são uns pãezinhos muito gostosos que nasceram no sul dos Estados Unidos e gravy é uma espécie de molho branco onde pode adicionar outros ingredientes!
Mac and Cheese
Este é um prato super tradicional na mesa dos americanos e é basicamente macarrão e muito queijo! É uma típica “comfort food“. Os ingredientes são fáceis e é uma delícia!
Baked Beans
Americanos também comem feijão! No entanto, a receita americana é levemente adocicada e os feijões são assados.
Buffalo Wing
As buffalo wings são asinhas de frango fritas e apimentadas que são muito populares nos Estados Unidos. Geralmente são acompanhadas por batatas fritas ou onion rings.
Meatloaf
Uma espécie de bolo de carne moída, geralmente é assado ou defumado, ficou popular nos anos da depressão do país atualmente ele é mais elaborado com molhos e recheios variados.
Sundae
A sobremesa mais conhecida por todo o país, consite em bolas de sorvete com alguma cobertura de chocolate, morango ou caramelo.
Barbecue
É o churrasco americano, eles têm preferencia em molhos diferenciados que eles colocam na carne, a carne de porco é a mais utilizada para o churrasco.
Penne a la Vodka
Feito com penne e vodka, creme de leite, tomate, cebola e alguns outros condimentos como bacon e salsicha.
Brownie
O brownie é um dos doces mais tradicionais dos Estados Unidos. Uma teoria comum sobre sua invenção é a de que os cozinheiros esqueceram de adicionar fermento ou farinha em seu preparo. Outra teoria famosa para a criação deste prato típico dos Estados Unidos é a de que uma dona de casa esqueceu de adicionar o fermento em pó, assou e só depois percebeu que o bolo não cresceu, mas serviu mesmo assim e todos adoraram.
Veja aqui a nossa seleção de receitas americanas:
- Apple Cake
- Bagels Americanos
- Banana Pie
- Batata Doce com Marshmallows
- Black Forest Cake Recipe
- Brownies com Manteiga de Amendoim
- Buffalo Chicken Wings (no forno)
- California Roll Sushi
- Camarão à Creole
- Camarões à New Orleans
- Caramel Shortcake or Millionaires Shortbread
- Cheesecake Americano
- Cheesecake Americano de Amêndoa e Doce de Ovos
- Cheesecake Americano de Maçã e Canela
- Cheesecake Americano de Manga, Lima e Coco
- Cheesecake Americano de Três Chocolates
- Cheesecake de Chocolate (E.U.A.)
- Cheesecake Nova Iorquino
- Chicken Potpie
- Chicken Tetrazzini
- Chocolate Orbit Cake
- Chowder de Salmão
- Christmas Yule Log
- Corn Dogs
- Creme Americano
- Creole Jambalaya
- Devilled Eggs
- Entrecosto à Americana
- Frango Assado marinado no Buttermilk
- Fudge de Chocolate com Noz
- Hot Dog
- Jambalaya de Frango e Chouriço
- Mac and Cheese com Salsichas
- Mango California Roll Sushi
- Meat Loaf
- Mousse de Chocolate à Americana
- Oreo White Chocolate Cake
- Panquecas Americanas
- Pavlova Wreath
- Perninhas de Frango à Americana
- Pie de Carne e Queijo
- Receita de Fried Rice de Frango e Camarão
- Red Velvet com Creme de Queijo
- Salmon Potpie
- Tacos Tex Mex de Vitela
- Tarte de Abóbora (Pumpkin Pie)
- Tarte de Abóbora à Americana
- Tarte de Lima Merengada
- Tarte de Maçã Americana
- Tetrazzini de Bacon e Cogumelos