A gastronomia indiana é, de facto, uma junção das variadas culinárias regionais dos vários povos que habitam a Índia. Apesar de ser caracterizada por muita diversidade, tem algumas tendências gerais na maioria das culinárias indianas.
Uma grande parte da gastronomia indiana toma a forma de “caril”, pedaços de carne, legumes, verduras, ou outros alimentos temperados – tipicamente em um molho temperado. (Na verdade, a palavra “caril” originalmente denominou o molho). O “pó de caril” que se encontra no ocidente é uma criação recente que não é indiana, mas que foi inspirada pelas várias misturas de especiarias que são normalmente utilizadas na Índia – garam masala é a mistura mais famosa do norte, enquanto a mistura utilizada para preparar o condimento sambar se destaca no sul.
Muito comum também é o thali, um prato grande com várias tigelinhas pequenas em que são colocados “caris” e “chutneys” de legumes e verduras, dal (lentilhas), iogurte, molhos, entre outras iguarias. Vem acompanhado em norma por arroz e os tradicionais pães Naan. O thali é muito popular na Índia por oferecer uma variedade de comidas em um prato só, geralmente por um preço económico. A comida que os indianos comem geralmente é muita temperada, aproveitando da riqueza de especiarias e ervas que se encontram no país.
Entre as especiarias indianas mais comuns estão: açafrão, canela, cardamomo, coentros, cominhos, cravinho, curcuma, erva-doce, gengibre, hortelã, louro, mostarda, noz-moscada, pimentas várias. Alho, gengibre, coco, tamarindo, e vários tipos de chilis também estão entre os temperos indianos predominantes. Alguns estrangeiros acham que toda comida indiana é picante, e é verdade, mas isso varia muito entre as diferentes regiões do país.
Os indianos comem sempre com a mão direita (nunca a esquerda), geralmente utilizando pão (no norte) ou arroz (no sul) como “talher”. A mão esquerda é utilizada para coisas “sujas” – então nunca se usa para comer. No norte, a pessoa usa o polegar e os dedos da mão direita para separar um pedaço do pão, e depois usa esse pedaço de pão para pegar os pedaços de carne, legumes, etc.
Os pães indianos são achatados – os mais comuns são roti, chapati, naan, e paratha. Nos restaurantes, é comum para todos na mesa dividirem toda a comida, cada um colocando um pouco de cada coisa nos seus pratos para comer com os pães. No sul, a pessoa usa os dedos da mão direita para fazer uma bolinha de arroz com os legumes, molhos, iogurte, etc.
Também muito comum na gastronomia do sul é o dosa, um tipo de crepe que pode ser feito de vários grãos diferentes e recheado com misturas ou simplesmente molhado com sambar e/ou chutney (uma classe de molhos que são comuns em várias regiões do país, feitos de tomate, coco, hortelã, ou outras ervas e frutas).
A Índia é o país com a maior taxa de vegetarianismo no mundo (entre 20-40% da população); a religião hindu tem muita influência nisso. No entanto existe divergências nas várias comunidades da Índia – o vegetarianismo é menos comum nos estados do litoral, no nordeste, e entre os muçulmanos do país inteiro, e mais comum entre os jainistas e todos os hindus.
A vaca é sagrada na religião hindu, então a carne de vaca não é muito comum na Índia – as carnes mais comuns são as de frango e cabra. Peixe e camarão também são muito populares, sobretudo nas regiões litorais do país, como Kerala, Goa, e Bengala Ocidental. A carne de porco não é muito comum na maioria da Índia – os hindus acham o porco um animal sujo e os muçulmanos também não comem.
A bebida preferida dos indianos é o chá, que bebem com muito leite e açúcar, e tipicamente também com especiarias como cardamomo ou gengibre. É servido em copinhos pequenos, em quase todas as esquinas do país.
Para aqueles que não são muito conhecedores dos pratos indianos, uma pequena lista de pratos típicos e de expressões que vão predominar nos menus dos diversos restaurantes:
Achar – Conservas que frequentemente acompanham as refeições na maior parte da Índia. Nas diferentes regiões do país, são feitas de uma grande variedade de legumes e frutos;
Aloo (ou alu) – Batata
Appam – Um tipo de panqueca muito comum no sul da Índia, feita de arroz com leite de coco.
Barfi – Um doce tradicional denso à base de leite condensado e açúcar, frequentemente com outros sabores como castanha de caju ou coco.
Biryani – Um prato muito popular de arroz com frango, cabra, camarão, ovo, ou legumes, e muitas especiarias.
Chaat – Um termo geral para vários tipos de salgados típicos bastante temperados.
Chai – O chá típico indiano é feito com muito leite e açúcar, e também com especiarias como cardamomo e gengibre.
Chana – Grão-de-bico.
Chapati – Um tipo comum de pão achatado indiano.
Chhole Bhature – Um prato que consiste em uma preparação de grão-de-bico em um molho temperado, com um tipo de pão frito chamado bhatura.
Chutney – Um de vários molhos usados na Índia como condimentos.
Dal – Lentilhas e outras leguminosas.
Dosa – Um tipo de crepe muito popular no sul da Índia – e também em restaurantes no país inteiro que têm comida do sul no cardápio. Um dosa pode ser feito de vários tipos diferentes de grãos e recheado com vários tipos de recheios (ou não). O dosa básico é feito a base de arroz fermentado com um tipo de dal.
Garam Masala – Uma mistura de especiarias que é muito comum na culinária indiana, especialmente no norte. Um garam masala típico tem cominho, cravo, canela, cardamomo, pimenta preta, noz-moscada, louro, e às vezes outros ingredientes.
Ghee – Um tipo de manteiga clarificada, utilizado em uma grande variedade de pratos indianos.
Gulab Jamun – Uma sobremesa doce que é muito popular na Índia – bolas à base de leite, cobertas com um xarope doce feito de açúcar, cardamomo, e água de rosas.
Idli – É um tipo de bolinho feito de farinha de arroz, tipicamente consumido com chutney e sambar.
Jeera rice – Arroz com cominho.
Kesar – Açafrão.
Kheer – Um tipo de arroz-doce, muito popular como sobremesa na Índia.
Khichdi – Um prato muito popular, feito de arroz com dal (lentilhas).
Kofta – Bolas de carne moída temperada, embora versões vegetarianas também sejam muito comuns na Índia hoje em dia.
Kulcha – Um tipo de pão achatado indiano, especialmente comum no estado de Punjab.
Kulfi – Um tipo de gelado tradicional indiano, mais denso que os nossos gelados.
Laddu – Vários tipos de bolinhas doces.
Lassi – Um tipo de bebida de iogurte. A versão com manga é especialmente popular entre estrangeiros na Índia.
Masala – Literalmente “mistura” – no contexto de comida, a palavra masala geralmente refere-se a uma mistura de especiarias ou outros temperos.
Mirch – Pimenta.
Mutter Paneer é um prato de ervilhas com paneer em um molho temperado.
Mutton – é carne de cabra.
Naan – Um tipo comum de pão achatado indiano.
Paneer – O tipo de queijo mais comum na Índia. Geralmente cortado em cubinhos e servido em um molho temperado, frequentemente com legumes, embora existam pratos “secos” com paneer também. Paneer é utilizado como uma alternativa a carne nas versões vegetarianas de muitos pratos tradicionais.
Paratha – Um tipo comum de pão achatado indiano.
Pav Bhaji – Uma mistura de legumes
Pongal – Um prato à base de arroz
Pulao – Um prato de arroz com vários legumes.
Puri – Um tipo de pão indiano tradicional
Rajma – Um tipo de feijão.
Rasgulla, Rasmalai – Doces tradicionais da região de Bengala.
Rogan Josh – Um prato tradicional de Kashmir (Caxemira), feito de carne de cordeiro ou cabra.
Roti – Um tipo comum de pão achatado indiano. Tandoori roti é feito em um forno chamado tandoor;
Sambar – Um condimento tradicional do sul da Índia, às vezes picante, a base de legumes.
Samosa – A tradicional Chamuça, é um salgado tipicamente recheado de uma mistura de batatas, cebolas, ervilhas, e várias especiarias.
Tandoor – Um tipo de forno tradicional indiano, utilizado para pães (tandoori roti), frango (tandoori chicken), e vários outros pratos.
Tava – Um tipo de panela tradicional indiana.
Tulsi – Um tipo de manjericão indiano.
Vada Pav – Um tipo de sanduíche típica de Bombaim (mas que agora se encontra no país inteiro), com um tipo de “hambúrguer” frito de batata (batata vada) em um pãozinho (pav). É uma típica “comida da rua” e o lanche mais popular de Mumbai.
Vindaloo – Também chamado de “Vinha de Alhos” em português, o vindaloo é um caril tradicional da ex-colónia portuguesa de Goa. O nome vem do prato português “carne de vinha-d’alhos”. Tradicionalmente é feito com carne de porco, embora muitos restaurantes fora de Goa utilizem outras carnes.
- Almôndegas Indianas
- Almôndegas Tikka Masala
- Aloo Tikki
- Arroz Biryani
- Arroz de Frango Indiano
- Arroz Doce Indiano
- Arroz Indiano
- Bebinca
- Bhajjis de Cebola
- Bhurta de Beringela
- Biryani de Frango e Camarão
- Brinjal Dahi
- Butter Chicken
- Butter Chicken Curry
- Caldeirada de Cabrito (India)
- Caril de Borrego (Índia)
- Caril de Borrego com Iogurte e Especiarias
- Caril de Camarão Completo
- Caril de Carne Picada com Ervilhas
- Caril de Coelho
- Caril de Forno com Frutos Secos
- Caril de Frango com Beringela
- Caril de Frango e Batata Doce
- Caril de Frango Indiano
- Caril de Gambas à Nova Deli
- Caril de Grão com Frango e Coco
- Caril de Lulas com Caju
- Caril de Ovos
- Caril de Peixe (Cozinha Indiana)
- Caril de Peixe e Gambas
- Caril de Peixe e Marisco
- Caril de Peru com Amêndoas
- Caril de Vitela á indiana
- Caril Indiano de Gambas
- Chamuças Indianas
- Chamuças no Forno
- Chapati
- Chapati (pão indiano)
- Chicken Chettinad Recipe
- Chicken Dopiaza
- Chicken Korma Coconut (Murg Sukka Korma)
- Chicken Pasanda
- Chicken Tikka Masala
- Chicken Tikka Masala Tradicional
- Cocada de Gambas e Especiarias
- Curry de Frango
- Filetes de Pescada à Bombaim
- Frango Assado com Arroz de Limão
- Frango com Banana em Molho de Caril (Murgh Kari Kadali)
- Frango com Camarões e Leite de Côco