- 700 g coelho
- 1 c. de sopa sal
- q.b. pimenta
- 1/2 limão
- 4 c. de sopa azeite
- 2 cebolas
- 6 dentes de alho
- 1 ramo de salsa
- 1 folha de louro
- 100 g alho-francês
- 300 g tomate
- 2 cenouras
- 2 c. de sopa vinagre
- 2 c. de sopa farinha de trigo
- 1 c. de chá mostarda
- 2 placas de massa quebrada
- 1 ovo
- 1 emb. salada ibérica
- 1 c. de sopa vinagre balsâmico
- Limpe o coelho de peles e gorduras e corte-o em pedaços. Tempere com 1 colher de sobremesa de sal e pimenta qb, e esfregue os pedaços de coelho com meio limão.
- Descasque as cebolas e os dentes de alho e pique-os finamente.
- Deite o azeite num tacho, deixe aquecer bem e junte os pedaços de coelho. Frite-os rapidamente, mexendo até alourarem de todos os lados.
- Reduza o calor, junte as cebolas e os dentes de alho picados e o ramo de salsa atado com a folha de louro. Tape e deixe cozinhar sobre lume brando cerca de 35 minutos, até o coelho estar macio (se necessário vá acrescentando água quente a pouco e pouco para evitar que se pegue ao fundo do tacho).
- Corte o alho francês em rodelas, pele o tomate, limpe-o de grainhas, pique-o em pedaços e pele as cenouras, cortando-as em meias luas.
- Quando o coelho estiver macio, retire-o do tacho para outro recipiente e deite no tacho o alho francês e as cenouras. Volte a tapar.
- Quando os legumes estiverem tenros, adicione os pedaços de tomate. Salpique com 1 pitada de sal e deixe cozinhar com o tacho tapado sobre lume brando, enquanto limpa os pedaços de coelho de ossos e desfia a carne.
- Junte o coelho desfiado aos legumes, borrife com o vinagre, salpique com a farinha e junte a mostarda. Misture bem, retifique os temperos e retire do lume 5 minutos depois. Deixe arrefecer um pouco.
- Ligue o forno a 180º C.
- Forre uma forma alta para tarte com uma das placas de massa, encha com o recheio e, por cima, coloque a outra placa de massa.
- Faça aderir bem as bordas da massa e corte o excesso. Pincele a superfície da massa com a gema desfeita e pique a massa com um garfo. Leve ao forno cerca de 40 minutos ou até a superfície estar dourada.
- Acompanhe com salada ibérica temperada com um fio de azeite e vinagre balsâmico.
Veja também: