- 500 gr de farinha sem fermento (usei T 65)
- 1 pitada de Sal
- 1 colher de sopa de Banha
- 100 gr de Margarina
- 2 colheres de sopa de Azeite extra virgem
- Sumo de 1 Laranja média
- 1/2 cálice de Aguardente de Medronho (opcionalmente, pode usar-se Aguradente de Figo ou outra)
- Água morna q.b.
-
Óleo q.b. para fritar
-
Açúcar e canela em pó para polvilhar
- 2 Batatas Doces médias
- Açúcar, Canela em pó e raspa de Limão a gosto (usei 6 colheres de sopa de açúcar amarelo escuro, 1 colher de sobremesa de canela e raspa de 1/2 limão grande)
- 50 g de miolo de Amêndoa triturado (miolo sem pele e finamente triturado)
- Derreta a banha com a margarina, junte o Azeite e misture bem. Num recipiente grande, coloque a farinha e o sal. Junte a mistura das 3 gorduras e mexa com as mãos até as integrar bem.
- Junte o sumo de laranja previamente misturado com a aguardente e amasse com água morna até obter uma bola de massa que descole bem das mãos.
- Depois de amassar bem, pincele a massa com um pouco de óleo (para evitar ganhar crosta), enrole-a em película aderente e deixe-a descansar no frigorífico enquanto prepara o recheio.
- Opcionalmente, pode fazer a massa à noite e deixar descansar no frigorífico para a tender no dia seguinte. Eu este ano fiz assim e notei que a massa ficou ainda mais estaladiça.
- Esta massa é tenra mas se a trabalharmos bem, deixarmos descansar mais horas e a esticarmos finamente ficará mais estaladiça.
- Descasque as batatas e corte-as em pedaços pequenos. Coza as batatas doces cobertas por água. Quando estiverem bem cozidas, tire do lume e reduza a puré com a varinha mágica ou um passe-vite.
- Leve o puré novamente ao lume e junte-lhe o açúcar, a canela, as raspas de limão e por último o miolo de amêndoa triturado.
- Mexa bem e quando começar a ferver apague o lume. Deixe arrefecer.
- Estique a massa numa superfície enfarinhada (adicionalmente também pode engordurar um pouco o rolo), recheie cada Empanadilha com uma colher de sobremesa bem cheia de recheio e molde (pode usar um corta massa, um copo de boca larga ou uma taça de sobremesa). Eu, antes de as cortar, pressiono bem à volta do recheio para que o ar saia e seja mais fácil fechá-las.
- Feche bem cada uma das Empanadilhas (use a ponta dos dedos molhados em água para ajudar o processo) e frite-as de ambos os lados em óleo quente até ficarem douradinhas. Escorra-as bem em papel absorvente.
- Por último, salpique as Empanadilhas ainda mornas com a mistura do açúcar e da canela em pó e sirva.