Os esquecidos, também conhecidos na região como broinhas, são biscoitos típicos da Covilhã. A receita é extremamente simples e económica, sendo feita somente com farinha, açúcar e ovos. O nome deriva do facto de a massa exigir originalmente muito tempo a ser batida, tanto tempo que a pessoa até se «esquecia» do que a estava a fazer.
Na região, manda a tradição que se façam estes bolinhos na altura da Páscoa. Outrora, os bolos eram feitos quase intencionalmente para o Domingo de Páscoa, sendo presença em quase todas as casas quando o padre fazia a visita pascal aos paroquianos. No entanto, estas delícias da doçaria regional portuguesa não se confinam a esta quadra festiva, sendo os biscoitos feitos durante todo o ano.
- 250 g de açúcar
- 250 g de farinha de trigo
- 4 ovos
- Bata muito bem os ovos com o açúcar (cerca de ½ hora, se bater à mão).
- Junte a farinha e envolva, sem bater.
- Deite a massa, em colheradas espaçadas, num tabuleiro untado e polvilhado.
- Deixe cair o tabuleiro sobre a mesa para espalhar a massa e leve a cozer, em forno pré-aquecido a 180º C, cerca de 10 minutos, até os esquecidos ganharem a sua cor dourada característica.
- Sugestão: Polvilhe os bolos com açúcar antes de irem ao forno. Nesse caso, deverá reduzir um pouco a quantidade de açúcar usada na preparação da receita para não deixar os esquecidos demasiado doces.