- Dois frangos pequenos
- 2 dl de vinho da Madeira
- 1,5 Kg de conquilhas
- 2 dl de azeite
- 4 dentes de alho
- Uma folha de louro
- Piripiri
- sal
Cortam-se os frangos em pedaços regulares, temperam-se com sal e fritam-se no azeite com os dentes de alho esmagados e a folhas de louro. Depois de ter o frango frito coloca-se um pouco de vinho da Madeira no fundo do recipiente onde se procedeu à fritadura. Introduzem-se os bocados de frango na cataplana, assim como o molho da fritadura. Acrescenta-se o vinho restante, tempera-se com o piripiri e, por fim, juntam-se as conquilhas muito bem lavadas e escorridas de água e sal onde estiveram algumas horas. Fecha-se a cataplana e leva-se a lume brando, virando de vez em quando até as conquilhas abrirem.
OU
- frango aos pedaços (peitos e coxas)
- bacon aos quadrados q.b.
- 2 cebolas
- 2 tomates maduros
- ½ pimento vermelho
- ½ pimento amarelo
- ½ embalagem de cogumelos frescos às fatias
- 1 cálice de vinho do Porto
- ½ copo de vinho branco
- sumo de ½ limão
- margarina q.b. (usei Becel)
- azeite q.b.
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- piripíri q.b.
- orégãos frescos q.b.
Num recipiente, tempere o frango com sal, pimenta e piripiri, reserve. Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e introduza o frango, deixe alourar de ambas as partes. Retire o frango e na mesma frigideira, introduza o bacon e deixe alourar, reserve. Unte a Cataplana com um pouco de margarina, descasque e corte as cebolas às rodelas e introduza no fundo da Cataplana. Corte os tomates às rodelas e adicione por cima. Acrescente o frango e o bacon. Por cima, disponha os pimentos às rodelas e os cogumelos. Regue com um fio de azeite, vinho do Porto e vinho branco. Tempere com um pouco de sal e pimenta do moinho, tendo em conta que o frango já estava temperado e o bacon é um pouco salgado, salpique com orégãos frescos a gosto.
Leve a Cataplana ao lume e deixe levantar fervura. Reduza o lume, feche a Cataplana com cuidado e deixe cozinhar cerca de 20-30 minutos, em lume brando, até o frango ficar tenro.